Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 20 de outubro de 2019

O COMÉRCIO DE EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO EM 1911

Prédio da Câmara do Comércio, a mais antiga do Rio Grande do Sul, no ano de 1865. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. 


O livro Impressões do Brasil no século vinte: sua história, seu povo, comércio, indústrias e recursos (Londres: Lloyds Greater Britain Publishing Company Ltd, 1913), registrou um cenário dinâmico nas atividades comerciais de exportação e importação na cidade do Rio Grande. Várias empresas locais realizavam compras e vendas com portos europeus, norte-americanos e brasileiros. O perfil destes comerciantes era definido na experiência das atividades comerciais obtidas, especialmente na Europa; na origem familiar européia; no pertencimento a clubs locais ou no exercício de atividades diplomáticas. Estes referenciais é que norteavam a construção da identidade deste grupo ligado ao comércio de exportação e importação.

Eduardo J. Wigg & Cia. Esta firma fundada na cidade do Rio Grande em 1911, é agente de várias companhias de navegação, entre outras a Lamport & Holt, a Prince Line e a Sud-Atlantica, empresa argentina, que faz o comércio do transporte de trigo, farinha, mate, etc. A firma é também agente de outros navios, que trazem carvão para a companhia de estrada de ferro, de cujo material flutuante  e serviço de carga e descarga ela própria tem a gerência. O sr. Eduardo Wigg tem como sócios os seus três filhos. O sr. Wigg nasceu a 29 de julho de 1851 no Rio Grande e foi educado em Winchester, Inglaterra; voltando ao Rio Grande, com idade de 21 anos, entrou para a casa de seu pai, negociante estabelecido nesta cidade e, por morte dele, de sociedade com seu cunhado, negociou pelo espaço de 25 anos em Rio Grande. Foi também durante 11 anos sócio da firma brasileira José da Silva Fresteiro & Cia, da qual se desligou ultimamente, fundando então a sua presente firma individual. Antes de voltar ao Brasil adquirira o Sr. Eduardo Wigg a sua prática comercial numa casa londrina importadora de artigos da Índia, China, Ceilão, etc. Foi nomeado vice-cônsul da Inglaterra em 1909, funções essas que já exercia desde 1901. Foi também agente do Llhoyd em Porto Alegre e faz parte de vários clubs da cidade.

Carl Engelhardt.  A firma Carl Engelhardt foi fundada em 1901, para fazer o comércio de exportação. O sr. Carl Engelhardt nasceu na Alemanha em 1859; aí foi educado, iniciando, muito moço, a sua aprendizagem comercial. Veio para Porto Alegre com 22 anos de idade, e foi sócio da firma Viúva Clauser & Cia durante alguns anos. Começou a negociar por conta própria em 1901. Vive há cerca de 25 anos no Rio Grande, onde tem exercido as funções de Cônsul da Áustria-Húngria; é atualmente Vice-Cônsul da Rússia e agente da Companhia de Seguros de Hamburgo. O sr. Rudolf Finke, gerente da casa, nasceu em Hamburgo, onde foi educado e praticou o comércio; esteve estabelecido por conta própria de 7 a 8 anos, na Alemanha. Vindo em 1902 para o Rio Grande, entrou para a casa do sr. Engelhardt.  É membro dos principais clubs da cidade.

Rache, Leite & Cia. Esta firma é sucessora da extinta firma Augusto Leivas & Cia, fundada na cidade do Rio Grande em 1867. A casa exporta charque, sebo e outros produtos para os Estados do Brasil e lã para a Europa; faz um movimento anual de Rs. 3.000:000$000; e tem uma sucursal em Jaguarão. A casa do Rio Grande tem 10 empregados. Os atuais sócios da firma são os srs. Barão J. Leite, nascido em Portugal; P. F. Rache, brasileiro; Jesus Vieira e João Duhá. O sr. Vieira nasceu em 1880 em Pelotas, onde foi educado e fez o seu tirocínio comercial. Veio para o Rio Grande em 1909 e entrou para a firma em 1910. O sr. João Duhá nasceu no Rio Grande em 1883, e foi educado e praticou o comércio em São Paulo. Voltou para o Rio Grande em 1899 e entrou para a firma em 1910. A gerência ativa dos negócios da casa está a cargo dos srs. Vieira e Duhá.

George Wachtel & Cia. A importante casa de Georg Wachtel & Cia, foi fundada em 1897 sob a firma de Paul Stooss & Cia., depois Stooss Wachtel & Cia. Com a retirada do sr. Stooss em 1906, ficou a firma com a denominação presente. Esta firma é agente geral no Estado do Rio Grande do Sul do serviço combinado geral da Hamburg Sudamerikanische Dampfschiffehrts Gesellschaft e Hamburg Amerika Linie, Sudamerika Dienst, companhias estas que são sócias comanditárias da firma. Mantém elas um serviço semanal de Hamburgo, com escalas em Antuérpia, Havre, Lisboa, Porto e diferentes portos brasileiros, até Rio Grande, onde a carga dirigida a Pelotas e Porto Alegre representa, mais ou menos 2/3 do total. A firma transporta a carga em seus próprios saveiros, que são rebocados através do lago por rebocadores, que também lhe pertencem até Pelotas, Porto Alegre ou mais acima. As linhas hamburguesas tem também outra linha de Nova York, fazendo viagens mensais diretamente ao Rio Grande, com escalas em vários portos brasileiros. O comércio de exportação consiste em produtos do Estado, a saber: gado, crinas, couros secos e salgados, ossos, chifres, lãs e outros produtos derivados do gado, para os quais Hamburgo e outros portos europeus são os principais mercados. Para Nova York vão algumas garras, cabelo, lã e couros secos. A Companhia para todo esse movimento de importação e exportação do porto do Rio Grande, dispõe de mais de 40 saveiros. O sr. Georg Wachtel nasceu em Berlim em 1868; aí foi educado e freqüentou durante 3 anos a Universidade. Veio para o Rio Grande em 1889, entrando para a casa comercial da Viúva Clausser & Cia, onde esteve empregado durante 10 anos, tendo nos últimos anos procuração da casa. Faz parte, como conselheiro, da Câmara Municipal e é sócio da Associação Comercial e de vários clubs e instituições beneficientes.

Thomsen & Cia. A firma Thomsen & Cia foi estabelecida há dez anos na cidade do Rio Grande, pelo falecido Barão Albert Thomsen. Esta importante casa faz grande comércio de importação e exportação. Recebe mercadorias dos Estados Unidos da América do Norte, tais como máquinas para trabalhar o ferro, máquinas para a lavoura, querosene, óleos lubrificantes; terebentina da América do Norte e do Paraná; sal em larga escala para os saladeros; grande variedade de produtos da Espanha, Alemanha e Inglaterra, e vende as suas mercadorias no porto do Estado do Rio Grande do Sul. As suas exportações constam de couros secos e salgados, ossos, cinzas, chifres, peles, etc, lã e uma pequena porcentagem de tabaco. A sua exportação de lã atinge a 1.000 toneladas anualmente, além do suprimento a indústria local e da que é enviada para o Uruguai. Representam também a Vacuum Oil Co. e a North British & Mercantile Insurance Co. esta casa é uma sucursal da importante firma de New York, Thomsen & Cia, e faz todas as suas compras na América do Norte.

Afonso Faverest. Esta importante firma individual foi fundada em 1905, para exportação, em grande escala, de todos os produtos do Estado do Rio Grande do Sul. A firma Afonso Faveret é agente da fábrica de fósforos Jung, Secco & Cia, da Sociedade de Seguros Porto Alegrense, da Companhia Paulista de Navegação e da Companhia Paulista de Fabricação de Parafusos. O escritório da casa fica a rua Riachuelo, 18.

Oscar Ritter. Esta firma, estabelecida em 1911 na cidade do Rio Grande, faz importante movimento no comércio de importação e exportação, e negocia também como casa de comissões e consignações, com escritórios a rua Riachuelo, 59. A maior parte das suas mercadorias são importadas diretamente da Europa; entretanto, faz também considerável importação de açúcar de Pernambuco e de café do Rio de Janeiro. Vende por todo o Estado, para o que mantém dois viajantes. Exporta, também a firma para os Estados do Norte do Brasil grande quantidade de produtos do Estado do Rio Grande do Sul. O sr. Ritter é natural do Estado do Rio Grande do Sul; e antes de fundar esta casa, fora, durante 6 anos, sócio do sr. Menditeguy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário