Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A VILA DA QUINTA



Estação da Quinta no final do século 19. Acervo: livro "Patrimônio Ferroviário no Rio Grande do Sul". 

Recomendo os leitores a visitarem o endereço http://estacaoquinta.blogspot.com. Neste endereço, Cledenir Vergara Mendonça, Especialista em História do Rio Grande do Sul (FURG), elaborou reflexivos textos contando um pouco da história e da cultura da Vila da Quinta. Reproduzo a seguir, o escrito referente a eventos históricos relacionados à ocupação do espaço e a organização político-administrativa da localidade. 

Conforme Cledenir, no mapa de Cano e Olmilla de 1777, a área correspondente ao atual distrito, já consta a denominação ‘Quinta do Cap. Mor’. Segundo consta a tradição oral, a origem do nome Quinta vem de uma enorme quinta de árvores frutíferas de uma residência que existia na estrada que segue para o Taim. Tratava-se de uma grande casa em estilo colonial com 12 peças, aberturas com para-peito em granito, com vestígios de mármore e na entrada, um vasto portão em forma de arco. O antigo casarão desabou a mais de 20 anos. Seu estilo arquitetônico e os materiais utilizados nos remetem aos padrões de construções dos meados do século XIX.
A quinta do Capitão Mor, quartel, local de moradia e feições militares/administrativa, fazia parte naquele de um sistema de ocupação territorial baseada nas antigas sesmarias – modelo de concessões de terras – variando entre 10 a 13 mil hectares – da Coroa Portuguesa para a ocupação e proteção de seus limites. Todos os campos do Povo Novo, Torotama e Taim estão relacionados ao nosso inicio do povoamento pelo homem europeu, firmando assim, a posse definitiva do território sul.
A geografia dos campos da Quinta esfacela-se ao longo do tempo com as contínuas divisões, vendas permutas e heranças. No inventário de Sebastião José Castanheira de 1862, a área que lhe pertencia, foi dividida em nove partes para os seus herdeiros. De acordo com as escrituras, na página 11 do inventário cita: “ huma horta de arvoredo de fructas por um conto de réis – lugar denominado Quinta.”
As significativas mudanças estruturais viriam mais tarde, com o levantamento do traçado topográfico da futura estrada de ferro. Delineava-se em 02 de dezembro, com a inauguração da Estação Férrea, um novo capítulo da organização urbana do futuro distrito. O então povoado de escassas residências adotava o nome de Estação Quinta. Agora não seria mais uma moradia de caráter militarizado com suas árvores frutíferas o referencial histórico do nome herdado, mas sim, um suntuoso prédio de alvenaria e telhas de zinco que, no trajeto ferroviário, seria um ponto de parada estratégico e obrigatório aos caminhos do sul.
Com a proclamação da República em 1889 e a Constituição de 1891, esperava-se uma verdadeira revolução democrática no país, o que acabou não acontecendo. Sem a participação popular e que desconhecia os novos ventos do regime, a política exercida na jovem República estava enclausurada ainda nos moldes monárquicos. Mulheres, analfabetos e menores de 21 anos não votavam. Em compensação, um imenso eleitorado fantasma desfilava nas urnas do país inteiro. Esse domínio a arbitrariedades diversas ao longo da República Velha tinha por base uma extensa rede de relações, cujo ponto inicial estava na estrutura agrária, no latifúndio monocultor, na grande estância e na dependência entre trabalhadores e peões com os grandes fazendeiros e senhores de terras.
Era a representação eleitoral manobrada pelo coronelismo e pelos currais eleitorais que garantiram um longo sucesso ao regime. O Rio Grande do Sul não era exceção na geografia política do país, nem mesmo os pequenos povoados e seus chefes políticos. A incipiente Estação Quinta contribuía com seus coronéis nessa ordem dominante através de apoio logístico, sustentado basicamente na sua estrutura latifundiária. Essa essência republicana convivia intimamente com seus capitães e coronéis. Era mais de 70 nomes do Partido Republicano Rio-Grandense dos distritos rurais, com a sede na povoação, agrupados no Centro Republicano em 1909.
Na ordem ou na desordem, nas concessões fraudulentas, no livre transito, nas melhorias na igreja, nas pontes ou nas estradas ou posses legais ou não de terras, passavam pelas bênçãos do poder local. As manifestações da política regional, o cotidiano da vida social e política entranhavam no modo de viver da maioria das pessoas. Tínhamos o subintendente e o subdelegado, chefes maiores da organização distrital e que representavam o último contato entre o povo e o eleitorado.
A povoação da Quinta crescia neste emaranhado de jogos de poder. Passava aos poucos a ser o contato inicial, o entorno das ações políticas, centralizada pela sua posição geográfica. Nossos chefes locais tinham suas origens na monarquia e na escravatura. Pequenos estancieiros ou grandes latifundiários, não importava, tinham em sua base econômica as atividades ligadas à pecuária.
Fiéis aos seus princípios inauguram a Sociedade e Instrução e Recreio da Quinta em 1903. Queriam um clube que dispusesse de recreação, cultura e divertimento para a elite quintense. Em 1906, surge o jornal O Gaúcho, dedicado aos interesses dos moradores da campanha. Durou até 1909. Antes disso em 1892, em frente à Estação, surgia a Fábrica de Pentes e Barbatanas, uma espécie de pioneirismo industrial no interior de Rio Grande.
No inicio dos anos de 1900, já funcionava a empresa de transportes de Quintino Machado e Manuel Cunha, que instituíram linhas regulares de três vezes ao mês ligando Quinta/Taim/Santa Vitória do Palmar, com sua diligência puxada com cavalos. Em 31 de dezembro de 1909, foi criado o 5º distrito com o nome de Julio de Castilhos pelo então Intendente municipal, Dr. Trajano Augusto Lopes. Respirava-se certo orgulho e a indispensável sensação que o melhor que havia fora do centro do município, estava no novo distrito, desmembrado do Povo Novo. O trem só não circulava com passageiros ou produtos, como era o único meio de transportes de longo curso terrestre. Circulavam também idéias e conhecimentos com uma rapidez estupenda quando comparadas às informações vindas pelos emissários a cavalo do tempo distante.
Com a oficialização e a criação jurídica do distrito, surgiu o Cartório distrital (1910) a Igreja da Penha (1912), a Escola Agrícola com os padres Josefinos (Ordem de São Jose de Murialdo) em 1915, diminutos hotéis, expansão do comércio atacadista, cooperativas de cebola e os encantos dos bailes de negros. O nome de Julio da Castilhos fora suprimido em 1916, mas somente em 1938 ficou oficializado o nome Vila da Quinta, o 5º distrito de Rio Grande.

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