Regata Imperial no Porto Velho do Rio Grande quando da vinda de D. Pedro II em julho de 1865. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
“Amanheceu o
dia 8, sereno, límpido e belo; nossa bahia branca e tersa como um mar de prata,
oferecia um belo aspecto. Inumeráveis navios balançavam-se mansamente ao suave
embate das ondas, todos empavesados, ondulando milhares de bandeiras, que
matizadas formavam um lindo e agradável.
Davam-se onze horas; todas as casas da rua da Boa Vista, os trapiches e as
embarcações surtas no porto achavam-se apinhadas de seres viventes, quando a
Charrua partiu rápida conduzindo a música e várias pessoas, que iam para o Caxias, lugar donde se achava a comissão
diretora desse divertimento e grande número de convidados. Poucos momentos
depois, retumbou um tiro de peça e a música tocou uma linda valsa, anunciando a
partida dos primeiros corredores. Trinta e sete embarcações estavam inscritas
para as quatro partidas, sendo duas carreiras a vela e outras duas a remo. A 1ª
foi de 15 botes grandes a vela, da carreira do Norte, que partindo de junto o
vapor Caxias passaram em roda de uma
lancha que se achava colocada na bóia, seguiram a S. José do Norte e passando
em roda da barca de Vigia voltaram no trapiche do Carmo. A 2ª de escaleres e
balieiras, de particulares em número de seis e a 4 remos, tripulada por pessoas
do comércio nacionais e estrangeiros, que largando do lugar acima mencionado
passaram em roda da barca de Vigia, em frente à Macega voltaram ao ponto da
partida. A 3ª de seis pequenos botes a vela de particulares e de navios. A 4ª
de escaleres e balieiras a 4 remos em número de 10. Ao sinal designado largou a
1ª carreira a vela e logo em seguida a segunda de sei lindos escaleres a remos,
tripulados por belos e bizarros mancebos de nossa escolhida sociedade, vestidos
com elegantes trajes de marinheiro, que partiram no meio dos vivas e aclamações
dos concorrentes que cheios de ansiedade esperavam o resultado da carreira.
Passado poucos minutos, apareceram e logo na frente os vitoriosos. O Union Jack foi o primeiro a transpor as
raias, seguido do Raio e do Arabibá. Os foguetes, os harmoniosos
sons da música, os vivas, os bravos, os acenos das interessantes jovens e mais
senhoras com seus brancos lenços, anunciaram a vitória dos três ligeiros
contendores.
A glória foi
do Union Jack cuja tripulação de
cavalheiros ingleses foi condecorada com uma medalha de prata com a legenda ‘Regata
Sete de Setembro, Rio Grande, 1859’ ,
colocada sobre o peito dos entusiastas vencedores pelas excelentíssimas
senhoras, esposas do sr. capitão do porto, do sr. W. Wigg e do sr.
capitão-tenente Pereira Pinto, e pelas jovens filhas do sr. capitão de fragata
Caetano Ferraz e do sr. capitão-tenente de Lamare. Alguns momentos depois
chegou o bote Bom Fim, seguido do Que t’importa e Restaurador, vencedores da 1ª carreira a vela.
De novo
troaram os canhões do vapor Caxias,
era o sinal para a partida da 3ª e 4ª carreira, das quais foram vencedores o
escaler a vela inglesa Sem Igual,
espanhol Coquette e Marques de Caxias; o escaler a remos Marques de Caxias, a balieira da Alfândega, e o escaler da barca
portuguesa Ourense.
Compareceram
depois uma multidão de canoinhas que a semelhança de formigas disputavam entre si
a velocidade na carreira, provocando o riso dos circundantes. Os prêmios para a
1ª, 3ª e 4ª carreira foram em moeda; e os da 2ª carreira foram um copo de prata
dourado, uma cesta de prata e uma bandeira de seda bordada. Na ocasião de tão
magnífica festa o litoral desta cidade apresentava um panorama verdadeiramente
animador. As janelas dos sobrados da rua da Boa Vista estavam cobertas de
madamismo; a rua atopetada de espectadores e os vapores e navios atados à
estacada, e outros fundeados ao largo, estavam cobertos de povo! Sobre as
plácidas e cristalinas águas da nossa bahia sulcavam para mais de 60
embarcações pequenas. Botes e escaleres cruzavam em direções diversas,
carregados de homens e de senhoras. Dir-se-ia que os 14 mil habitantes do Rio
Grande, achavam-se na rua da Boa Vista e no mar, a verem as regatas. A própria
natureza parecia partilhar de nossos regozijos, oferecendo-nos dias tão calmos
e claros! O divertimento correu bem.
O entusiasmo
era geral; e o prazer de ver a amizade e lhaneza com que os estrangeiros
associavam-se aos rio-grandenses num festim puramente nacional enchia a todos
de alegria. Num dos intervalos das carreiras teve lugar a bordo do Caxias, um copo de água, no qual, por
acanhamento da Câmara para as pessoas que se achavam a bordo, foram servidas
primeiro as senhoras e em seguida os cavalheiros. Seguiu-se depois a
distribuição dos prêmios. A excelentíssima esposa do sr. W. Wigg foi quem
ofertou os prêmios e a ela coube à cerimônia de distribuí-los aos vencedores da
2ª partida Union Jack, Raio e Araribá. Ao entregar o 1º prêmio (o copo de prata dourado), esta
respeitável senhora fez uma breve alocução rematando que muito estimaria que
divertimentos desta ordem se tornasse
freqüentes no Rio Grande. O sr. Campbell comandante do escaler Union Jack respondeu que nutria iguais
sentimentos. Estrepitosos vivas, correspondidos pela música com o hino nacional
coroou este ato e assim seguiu-se a distribuição do 2º e 3º prêmio, sendo este entregue ao sr.
Bastos comandante do Araribá, e aquele
ao sr. Miller, comandante do Raio que
era tripulado por cavalheiros alemães. Nesta ocasião de inteiro regozijo para
os vencedores, o sr. B.J. Borges, vice-presidente da Sociedade Sete de Setembro, resumiu nas seguintes palavras que
dizem tudo o que há de apreciável e de digno de louvor na manifestação de
prazer exibida por diversos estrangeiros no dia aniversário da independência do
país hospitaleiro que os há, com respeito, acolhido: ‘É delicado... é tocante;
Ver o brioso estrangeiro; Folgar conosco, abraçar-nos; Neste festim
brasileiro!...’.
Estas palavras
foram bem acolhidas e aplaudidas com fervorosos vivas por parte dos autores da
festa, sendo o primeiro deles a S. M. Imperial, o sr. D. Pedro II. O entusiasmo
requintou e os vivas e os hip, hip, hip hurrah
troaram no espaço! Então o sr. Campbell, como um dos membros da comissão do
divertimento, expressou os sentimentos do prazer de que se achavam possuídos
por haver sido tão geralmente aplaudido o divertimento com que se hão,
lembrado, de, por seu turno, solenizar o nosso primeiro dia nacional; disse
mais que se achavam recompensados de seus esforços pelo bom acolhimento que tal
idéia havia merecido: prometeu secundá-lo para continuar a proporcionar tal
festejo e finalizou agradecendo ao sr. capitão do porto e comandante do vapor Caxias a cooperação que nesses senhores
haviam encontrado para realizar essa inocente distração na qual se observara a
melhor ordem e regularidade.
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