Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DO BIOSCÓPIO

bioscópio em 1900. Acervo: Jean-Claude-Perez.

         Em nível de experiências pioneiras, a cidade do Rio Grande tem muitas histórias a contar. Entre elas, aqui ocorreu à primeira apresentação do bioscópio no Rio Grande do Sul. Mas a primeira pergunta que surge é: o que é um bioscópio? O bioscopo Inglez ou bioscópio é um aparelho ótico utilizado para reproduzir imagens ou fotografias, sendo um ancestral dos projetores de cinema.
Glênio Nicola Povoas no artigo Filmagens pioneiras no Rio Grande do Sul aconteceram em 1904 (In: Sessões do Imaginário. Porto Alegre: FAMECOS, PUCRS,  nº 8, agosto 2002), nos conta como ocorreram as primeiras apresentações do bioscópio no Brasil e na cidade do Rio Grande.
Vindo de Recife, em novembro de 1902 José Filippi apresenta um bioscópio inglês no Teatro Maceioense, em Maceió. No ano seguinte, outra referência a José Filippi revela temporada de sua Companhia de Arte e Bioscopo Inglês no Theatro Hauer em Curitiba. Exibindo um repertório de vistas fixas e animadas, a Companhia de Arte estreou em 23 de agosto de 1903, um domingo, e encerrou oito semanas depois, também no domingo, 18 de outubro. Dia 19, José Filippi partiu para Antonina. O espetáculo contava com um cosmorama e “cinematographo”. O repertório de Filippi incluía, neste momento, entre outras, a seguintes vistas animadas, segundo a imprensa curitibana: O sonho de Natal, grande revista colorida fantástica em 20 quadros; Vida e morte de N. S. Jesus Cristo, em 19 admiráveis quadros animados e coloridos; vistas animadas do Rio de Janeiro e de Guaratinguetá; o poema bioscópico em duas partes A fada da primavera; Guerra do Transwaal; Jubileu e funeral em Londres da rainha Vitória; Catástrofe da Martinica; A experiência do aeronauta brasileiro Augusto Severo e seu balão Pax. Por esta programação, além do repertório internacional majoritário, fica explicitado que Filippi também possuía material nacional, muito provavelmente filmado por ele, como é o caso das vistas animadas do Rio e de Guaratinguetá. Seriam dele as primeiras imagens rodadas em Curitiba durante esta temporada: Vista animada do grande préstito realizado [em 25 de agosto] em Curitiba no centenário do nascimento do imortal brasileiro Duque de Caxias.
Alguns meses depois, José Filippi faz uma temporada semelhante a do Paraná, mas, desta vez no Rio Grande do Sul. Sua Companhia de Arte e Bioscopo Inglês estreou na cidade do Rio Grande em 24 de fevereiro, uma quarta-feira, ficando em cartaz até 20 de março de 1904, domingo. Era um momento em que esta cidade do extremo sul do Brasil ainda vivia um apogeu cultural e social iniciado em meados do século XIX. O teatro que hospedou a Companhia de Arte, o Sete de Setembro, tinha sido inaugurado em 1832 e nesta altura já tinha passado por várias reformas. Um dos muitos jornais rio-grandinos, noticiou: “Estreou ontem no Sete de Setembro com boa casa o bioscope do sr. José Filippi. O trabalho agradou muito não sendo poucos os aplausos merecidamente dispensados ao talentoso artista. No gênero é o que há de bom, cumprindo notar que pela primeira vez tivemos ocasião de apreciar ‘vistas invertidas’, a vida às avessas, que provocou geral hilaridade. Os quadros históricos e religiosos, devido a pincéis de afamados pintores da antiguidade são de incomparável beleza e fixidez. Principiou o espetáculo com a exibição dos retratos dos drs. Rodrigues Alves, Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e Barão do Rio Branco, sendo este muito aclamado pelos espectadores. Foi uma boa noitada. Para sábado estão anunciadas diversas novidades, entre elas a chegada à esta cidade do senador Pinheiro Machado (O Artista. 25 de fevereiro de 1904).
Como em Curitiba, Filippi usou do mesmo expediente da filmagem local para atrair o público e o fez logo nos primeiros dias de sua chegada, aproveitando a passagem do senador Pinheiro Machado e sua família, que aconteceu em 23 de fevereiro, um dia antes da estréia da Companhia de Arte. O cruzaltense José Gomes Pinheiro Machado (1851-1915) vinha do Rio de Janeiro, a bordo do paquete Santos. Houve uma festiva recepção do Partido Republicano, fundado e presidido por ele. O senador seguiu no mesmo dia para Pelotas, em trem expresso. Filippi filmou a agitação em torno do festejado senador e deve ter feito tomadas de pontos da cidade como faz supor outra nota da imprensa. “No Sete de Setembro, o sr. José Filippi fará à noite nova apresentação do seu apreciado bioscopo. Entre esses aparecerão os quadros com as vistas animadas do Rio Grande, por ocasião da chegada a esta cidade do senador Pinheiro Machado. Concorrência animadora afluirá certamente àquela casa. É o que desejamos (O Artista, 10 de março)”. Estas notas autenticam o registro mais antigo de uma filmagem no Rio Grande do Sul, na cidade do Rio Grande (em 23 de fevereiro de 1904) e exibição (em 10 de março de 1904).
Entre filmagem e exibição, demorados 16 dias, o que levou um dos críticos locais a escrever curiosa nota: “No espetáculo de amanhã as vistas do desembarque do senador Pinheiro Machado, não serão movimentadas como dissemos, o que acontecerá em outras funções, visto como o trabalho para conseguir aquele resultado é um tanto moroso. Contudo não perderá do seu valor, graças a sua atualidade e nitidez” (Echo do Sul, 26 de fevereiro de 1904). O crítico de O Artista escreveu no dia 29 do mesmo mês, que ficou fascinado com a Companhia de Arte e Bioscopo Inglês. “Com boa casa realizou ontem no Theatro Sete de Setembro, o excelente Bioscopo, que ora nos visita. Em ambos os espetáculos foram exibidos vistas de belíssimo efeito e importância, sobretudo as do Sonho de Natal, que mereceu justos aplausos e As ruínas de Roma, que agradaram muitíssimo. Inegavelmente o Bioscopo do sr. José Filippi, merece ser apreciado pelo nosso público, que culto como o sabe ser, confirmará plenamente com seus aplausos, a merecida fama de que veio precedida.
No espetáculo de sábado agradaram imensamente os panoramas de Veneza, e as vistas animadas cômicas provocaram geral hilaridade”. O mesmo crítico, no dia 7 de março, complementa: “O distinto artista sr. José Filippi deve estar satisfeito pelo merecido acolhimento que tem tido do nosso público na exibição dos seus trabalhos de vistas animadas e fixas superiores em perfeição, nitidez e valor histórico de algumas, às demais de igual gênero que aqui têm aparecido. À função de ontem afluiu uma concorrência e extraordinária de tal modo que a bilheteria viu-se forçada a suspender a venda de entradas. Entre os quadros apresentados agradou muito A luta mortal entre o touro e o leão, que é uma reprodução animada e natural da emocionante cena passada na Praça de Touros em Rubaix. Amanhã, o sr. José Filippi projeta os quadros em fotografia animada representando a paixão e morte de Jesus Cristo”. A renda líquida da Companhia de Arte nesta primeira temporada gaúcha foi de 8:400$000 [8 contos e 400 mil réis]. De Rio Grande, seguiu para a vizinha Pelotas, conforme anunciou o Diário Popular do dia 23 de março: “Chegou ontem do Rio Grande, acompanhado dos seus associados e auxiliares, o sr. Giuseppe Filippi, o qual obteve ali esplêndido resultado nas suas exibições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário