bioscópio em 1900. Acervo: Jean-Claude-Perez. |
Em
nível de experiências pioneiras, a cidade do Rio Grande tem muitas histórias a
contar. Entre elas, aqui ocorreu à primeira apresentação do bioscópio no Rio Grande do Sul. Mas a
primeira pergunta que surge é: o que é um bioscópio?
O bioscopo
Inglez ou bioscópio é um aparelho ótico utilizado para reproduzir imagens ou
fotografias, sendo um ancestral dos projetores de cinema.
Glênio Nicola Povoas no artigo Filmagens pioneiras no Rio Grande do Sul
aconteceram em 1904 (In: Sessões do Imaginário. Porto Alegre: FAMECOS, PUCRS, nº 8, agosto 2002), nos conta
como ocorreram as primeiras apresentações do bioscópio no Brasil e na cidade do
Rio Grande.
Vindo de Recife, em novembro de 1902 José
Filippi apresenta um bioscópio inglês no Teatro Maceioense, em Maceió. No ano
seguinte, outra referência a José Filippi revela temporada de sua Companhia de
Arte e Bioscopo Inglês no Theatro Hauer em Curitiba. Exibindo
um repertório de vistas fixas e animadas, a Companhia de Arte estreou em 23 de
agosto de 1903, um domingo, e encerrou oito semanas depois, também no domingo,
18 de outubro. Dia 19, José Filippi partiu para Antonina. O espetáculo contava
com um cosmorama e “cinematographo”. O repertório de Filippi incluía, neste
momento, entre outras, a seguintes vistas animadas, segundo a imprensa curitibana:
O sonho de Natal, grande revista colorida fantástica em 20 quadros; Vida
e morte de N. S. Jesus Cristo, em 19 admiráveis quadros animados e
coloridos; vistas animadas do Rio de Janeiro e de Guaratinguetá; o poema
bioscópico em duas partes A fada da primavera; Guerra do Transwaal;
Jubileu e funeral em Londres da rainha Vitória; Catástrofe da
Martinica; A experiência do aeronauta brasileiro Augusto Severo e seu
balão Pax. Por esta programação, além do repertório internacional
majoritário, fica explicitado que Filippi também possuía material nacional,
muito provavelmente filmado por ele, como é o caso das vistas animadas do Rio e
de Guaratinguetá. Seriam dele as primeiras imagens rodadas em Curitiba durante
esta temporada: Vista animada do grande préstito realizado [em 25 de agosto]
em Curitiba no centenário do nascimento do imortal brasileiro Duque de Caxias.
Alguns meses depois, José Filippi faz uma
temporada semelhante a do Paraná, mas, desta vez no Rio Grande do Sul. Sua
Companhia de Arte e Bioscopo Inglês estreou na cidade do Rio Grande em 24 de
fevereiro, uma quarta-feira, ficando em cartaz até 20 de março de 1904,
domingo. Era um momento em que esta cidade do extremo sul do Brasil ainda vivia
um apogeu cultural e social iniciado em meados do século XIX. O teatro que
hospedou a Companhia de Arte, o Sete de Setembro, tinha sido inaugurado em 1832
e nesta altura já tinha passado por várias reformas. Um dos muitos jornais
rio-grandinos, noticiou: “Estreou ontem no Sete de Setembro com boa casa o bioscope
do sr. José Filippi. O trabalho agradou muito não sendo poucos os aplausos
merecidamente dispensados ao talentoso artista. No gênero é o que há de bom,
cumprindo notar que pela primeira vez tivemos ocasião de apreciar ‘vistas
invertidas’, a vida às avessas, que provocou geral hilaridade. Os quadros
históricos e religiosos, devido a pincéis de afamados pintores da antiguidade
são de incomparável beleza e fixidez. Principiou o espetáculo com a exibição
dos retratos dos drs. Rodrigues Alves, Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e
Barão do Rio Branco, sendo este muito aclamado pelos espectadores. Foi uma boa noitada.
Para sábado estão anunciadas diversas novidades, entre elas a chegada à esta
cidade do senador Pinheiro Machado (O
Artista. 25 de fevereiro de 1904).
Como em Curitiba, Filippi usou do mesmo
expediente da filmagem local para atrair o público e o fez logo nos primeiros
dias de sua chegada, aproveitando a passagem do senador Pinheiro Machado e sua
família, que aconteceu em 23 de fevereiro, um dia antes da estréia da Companhia
de Arte. O cruzaltense José Gomes Pinheiro Machado (1851-1915) vinha do Rio de
Janeiro, a bordo do paquete Santos. Houve uma festiva recepção do Partido Republicano,
fundado e presidido por ele. O senador seguiu no mesmo dia para Pelotas, em
trem expresso. Filippi filmou a agitação em torno do festejado senador e deve
ter feito tomadas de pontos da cidade como faz supor outra nota da imprensa. “No
Sete de Setembro, o sr. José Filippi fará à noite nova apresentação do seu
apreciado bioscopo. Entre esses aparecerão os quadros com as vistas animadas do
Rio Grande, por ocasião da chegada a esta cidade do senador Pinheiro Machado.
Concorrência animadora afluirá certamente àquela casa. É o que desejamos (O Artista, 10 de março)”. Estas notas
autenticam o registro mais antigo de uma filmagem no Rio Grande do Sul, na
cidade do Rio Grande (em 23 de fevereiro de 1904) e exibição (em 10 de março de
1904).
Entre filmagem e exibição, demorados 16 dias,
o que levou um dos críticos locais a escrever curiosa nota: “No espetáculo de
amanhã as vistas do desembarque do senador Pinheiro Machado, não serão
movimentadas como dissemos, o que acontecerá em outras funções, visto como o
trabalho para conseguir aquele resultado é um tanto moroso. Contudo não perderá
do seu valor, graças a sua atualidade e nitidez” (Echo do Sul, 26 de fevereiro de 1904). O crítico de O Artista
escreveu no dia 29 do mesmo mês,
que ficou fascinado com a Companhia de Arte e Bioscopo Inglês. “Com boa
casa realizou ontem no Theatro Sete de Setembro, o excelente Bioscopo, que ora
nos visita. Em ambos os espetáculos foram exibidos vistas de belíssimo efeito e
importância, sobretudo as do Sonho de Natal, que mereceu justos aplausos
e As ruínas de Roma, que agradaram muitíssimo. Inegavelmente o Bioscopo
do sr. José Filippi, merece ser apreciado pelo nosso público, que culto como o
sabe ser, confirmará plenamente com seus aplausos, a merecida fama de que veio
precedida.
No espetáculo de sábado agradaram imensamente
os panoramas de Veneza, e as vistas animadas cômicas provocaram geral hilaridade”.
O mesmo crítico, no dia 7 de março, complementa: “O distinto artista sr. José
Filippi deve estar satisfeito pelo merecido acolhimento que tem tido do nosso
público na exibição dos seus trabalhos de vistas animadas e fixas superiores em
perfeição, nitidez e valor histórico de algumas, às demais de igual gênero que
aqui têm aparecido. À função de ontem afluiu uma concorrência e extraordinária
de tal modo que a bilheteria viu-se forçada a suspender a venda de entradas. Entre
os quadros apresentados agradou muito A luta mortal entre o touro e o leão,
que é uma reprodução animada e natural da emocionante cena passada na Praça de
Touros em Rubaix.
Amanhã , o sr. José Filippi projeta os quadros em fotografia
animada representando a paixão e morte de Jesus Cristo”. A renda líquida da
Companhia de Arte nesta primeira temporada gaúcha foi de 8:400$000 [8 contos e
400 mil réis]. De Rio Grande, seguiu para a vizinha Pelotas, conforme anunciou
o Diário Popular do dia 23 de março: “Chegou
ontem do Rio Grande, acompanhado dos seus associados e auxiliares, o sr.
Giuseppe Filippi, o qual obteve ali esplêndido resultado nas suas exibições”.
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