Cartão-postal da Rua 24 de Maio por volta do ano de 1900, sendo observado casas comerciais, pedestres e uma carroça com o anúncio "REGO E MIRANDA". Esta rua concentrava um eixo secundário do comércio local, cuja concentração principal ficava nas ruas Marechal Floriano, General Bacelar e adjacências.
A Rua 24 de Maio recebe esta denominação em homenagem a "Batalha do Tuiuti" ocorrida em 24 de maio de 1866 e considerada a mais sangrenta batalha campal da Guerra do Paraguai e da América do Sul. Tuiuti era uma região arenosa, de difícil deslocamento, no sudoeste do Paraguai. 56 mil combatentes se enfrentaram, sendo 32 mil aliados e 24 mil paraguaios. O resultado foi uma vitória dos Aliados ou Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) que tiveram cerca de 1.000 mortos e 3.000 feridos; os paraguaios tiveram 6.000 mortos e 7.000 feridos.
Durante muitas décadas, a Batalha do Tuiuti se tornou a data magna do Exército Brasileiro. Em 1962, Duque de Caxias é oficializado Patrono do Exército Brasileiro e se comemora o Dia do Soldado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário