Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 30 de maio de 2019

EINSTEIN E O ECLIPSE DE SOBRAL: 100 ANOS

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48296017

Hoje, há cem anos, ocorreu um eclipse total do Sol cuja observação mudou os conhecimentos de Física.  O artigo de Camilla Costa “Teoria da relatividade: como eclipse solar no Ceará a 100 anos transformou Einstein em celebridade mundial” (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48296017) aborda este evento e conta um pouco desta historia que projetou a cidade cearense de Sobral na enciclopédia dos conhecimentos científicos.

Era o dia 29 de maio de 1919, às 5h13 quando o eclipse foi observado por cientistas ingleses (Davidson e Crommelin) e fotografado com seus equipamentos.  Um mês depois, os cientistas repetiram as fotografias das estrelas Híades no espaço da abóboda celeste. No mês de novembro de 1919, após exaustivas análises, foi divulgado que as previsões de Albert Einstein, relativas à curvatura do espaço-tempo, (decorrência dos postulados da Teoria da Relatividade Geral) estava correto.

Conforme relatado na matéria da bbc: “Segundo a relatividade geral, a força de gravidade é um efeito causado pela curvatura do espaço-tempo. Um corpo massivo como o Sol, por exemplo, distorce o espaço-tempo a seu redor, e faz com que outros objetos menores tenham que seguir essa distorção. Até mesmo a luz de outras estrelas, em seu caminho até nós na Terra, tem sua trajetória alterada quando passa perto do Sol. Por isso, se pudessem ser vistas durante o dia, as estrelas se pareceriam um pouco mais afastadas do Sol do que realmente estão. Cálculos de Einstein previam um desvio da luz duas vezes maior do que o que era previsto de acordo com a teoria de Newton. Para testar a teoria, seria necessário fotografar estrelas próximas ao Sol e depois fotografá-las no mesmo lugar à noite. Em seguida, medir a posição delas no céu a cada momento, e encontrar a diferença entre estas medidas. O cenário ideal para isso seria um eclipse total, um alinhamento que faz com que a Lua esconda o Sol, projetando sua sombra sobre a Terra. A escuridão permite que os astrônomos observem as estrelas, os planetas e a atmosfera solar durante o dia, com mais facilidade”.Há cem anos, a Teoria da Relatividade teve sua primeira confirmação experimental e Einstein, com toda a resistência por sua origem alemã, começou a ser reconhecido como um dos grandes físicos que modificaram as interpretações sobre o Cosmos e a natureza dos fenômenos.

A matéria completa, ampla e detalhada, pode ser lida no site da bbc brasil.


 
Eclipse de Sobral. Acervo: SCIENCE MUSEUM LONDON



Nenhum comentário:

Postar um comentário