Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 20 de abril de 2018

O CARTÃO-POSTAL MAIS CARO DO MUNDO

No dia 9 de novembro de 1918 um jovem escritor francês faleceu vítima da gripe espanhola que fustigava a França, sendo enterrado no cemitério de Père-Lachaise em Paris. Seu nome é Guillaume Apollinaire que estava se consolidando como o maior representante das vanguardas do início do século XX.
Pablo Picasso era seu amigo pessoal e inclusive foi testemunha de casamento de Apollinaire. No dia 5 de setembro do “ano da peste” Picasso enviou um cartão-postal com uma imagem no anverso da cidade de Pau (sudoeste da França) e no verso o endereçamento foi acompanhado de um “desenho cubista da série natureza morta” que, contemporaneamente, se tornou uma obra de arte valiosa.
O cartão-postal foi leiloado em 2015, na Alemanha, pela Casa de Leilões Gärtner com um custo final para o comprador de 200 mil euros tornando-se o cartão-postal mais caro já comercializado.
O cartão nunca chegou às mãos do escritor francês, pois o espanhol Picasso endereçou como “Dom Guillermo Apollinaire” resultando na devolução pelo Correio Francês.  Apollinaire, ainda convalescendo dos ferimentos que sofreu durante a I Guerra em que serviu como combatente pela França (estilhaços na cabeça e perfuração do pulmão), nunca viu o cartão (que poderia ser entregue em mãos por Picasso), pois, teve a sua vida ceifada pela gripe no angustiante novembro de 1918. Picasso compareceu ao seu enterro, mas já era tarde para entregá-lo ao amigo.
Os dramas ligados a epidemia de Gripe Espanhola circularam pelos continentes e fizeram parte do cotidiano de multifacetadas culturas e estratos sociais. Seja um camponês, um operário, um presidente eleito do Brasil (Rodrigues Alves), uma criança, um jovem sadio ou um idoso: a gripe arrastou para a cama parte considerável da população do planeta e conduziu para os cemitérios um número desconhecido que as diferentes fontes quantificam entre 20 e 60 milhões de pessoas. 
Este ano de 2018 assinala o centenário da Gripe Espanhola a pandemia que assolou o planeta, desencadeou o medo e evidenciou a fragilidade dos sistemas de saúde. Apesar da gripe ainda ser um inimigo que não perdeu sua periculosidade, as pesquisas desenvolvidas nos últimos 100 anos propiciaram grandes avanços, especialmente, através da prevenção vacinal da gripe.
Neste centenário da Gripe Espanhola o tema será tratado em outras matérias ao longo do ano e estou preparando um livro que será lançado em agosto.
*Guillaume Apollinaire (1880 - 1918) foi um poeta francês, dramaturgo, escritor de contos, romancista e crítico de arte de ascendência polonesa. Apollinaire é considerado um dos principais poetas do início do século 20, bem como um dos defensores mais apaixonados do cubismo e um dos antepassados ​​do surrealismo.
Guillaume Apollinaire.




Cartão-postal suiço retratando os confrontos da I Guerra Mundial (1915).






Nenhum comentário:

Postar um comentário