Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 15 de julho de 2017

O PORTO DO RIO GRANDE E A PRIMEIRA GRANDE GUERRA

Os efeitos da I Guerra Mundial na movimentação do Porto do Rio Grande é um dos assuntos abordados pelo prof. Hugo Neves em sua Dissertação de Mestrado, defendida em 1980, na Universidade Federal do Paraná: A Importância do Porto do Rio Grande na Economia do Rio Grande do Sul (1890-1930).
É durante esta Guerra (1914-1918) que ocorre a inauguração, em março de 1915,  do Porto Novo do Rio Grande. Porém, a concorrência com o Porto de Montevidéu na exportação de cargas é um problema que persistirá mesmo com a construção do Porto Novo, assumindo o contorno de guerra tarifária.
O prof. Neves apresenta algumas conclusões sobre o impacto da Guerra na movimentação portuária. Conforme ele, com a Primeira Guerra Mundial, desaparece, de 1915 a 1918, o mais importante fornecedor e também um dos grandes compradores do couro sul-rio-grandense: a Alemanha; mas em 1919, recomeçou o comércio com este país europeu. O aparecimento da Suécia, em 1915, e da Espanha, em 1916, nas relações comerciais do Porto (países neutros no conflito), não compensaram, a perda do mercado alemão.
         O Município possuía um excelente parque industrial para a época e até o término da Primeira Guerra Mundial, ainda foi instalada a Cia. Swift, indústria frigorífica norte-americana. O capital estrangeiro investido em instalações portuárias, durante 1908-1918, teve predominância de capitais franceses, até a encampação da Companhia Francesa pelo Governo do Rio Grande do Sul.
A Primeira Guerra Mundial afastou um elevado número de embarcações estrangeiras oriundas dos países beligerantes, principalmente da Alemanha e Inglaterra, grandes compradores de couro e derivados da pecuária. O ano de 1916 aparece como o ponto mais baixo da movimentação portuária, quando os trabalhos na Barra e Porto já estavam bem adiantados.  Este ano de 1916, marca o ponto mais crítico do Porto do Rio Grande durante a Primeira República, tendo atingido índice inferior aos vinte anos anteriores em movimentação.
Ao contrário de muitos que afirmam ter sido vantajosa para o Brasil a neutralidade até 1917, para o Rio Grande do Sul durante a Primeira Guerra Mundial, não houveram vantagens, decaindo vertiginosamente o movimento de navios, tanto de entrada como de saída pela Barra do Rio Grande.

A Grande Guerra, entre 1914-1918, prejudicou acentuadamente a movimentação marítima no Porto do Rio Grande, evidenciando que mesmo distante do cenário direto do conflito que ceifou mais de 10 milhões de vidas, a Guerra aqui foi sentida através da crise econômica vivenciada no porto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário