Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 13 de julho de 2017

O LLOYD BRASILEIRO

Fundada em 19 de fevereiro de 1890, o Lloyd Brasileiro foi à maior armadora do Brasil até a sua extinção em 1997. Na Primeira Guerra Mundial possuía navios de passageiros e cargas, atuando com linhas para o Prata, América do Norte e Europa. Em 1917, o navio Paraná, da frota do Lloyd, foi torpedeado por submarinos alemães na costa da França, levando ao rompimento diplomático entre o Brasil e a Alemanha. Na Segunda Guerra Mundial, já dispondo de uma frota de 122 navios, a empresa garantiu ao Brasil a liderança do setor marítimo na América do Sul. Em 1942, ocorreu o torpedeamento por submarinos alemães de sete navios do Lloyd Brasileiro o que levou a declaração de guerra contra o Eixo e a participação do Brasil nos combates travados na Itália.
Freqüentemente, navios do Lloyd atracavam no Porto do Rio Grande. A situação da empresa no ano de 1913, é relatada no livro “Impressões do Brazil no Século Vinte” (Londres,  Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., 1913), transcrito a seguir.
A companhia de navegação Lloyd Brasileiro, subsidiada pelo governo brasileiro, mantém um serviço de transporte de carga e de passageiros, freqüente e moderno, entre os portos da costa Leste da América do Sul e Barbados e Nova York, nas Antilhas e na América do Norte. A tonelagem total dos seus navios é de 101.506 toneladas; a companhia possui vários paquetes de mais de 3.000 toneladas. As linhas principais são: do Rio a Manaus, Rio a Buenos Aires, Rio ao Rio Grande, Santos a Nova York, Rio a Penedo, Rio a Laguna, Rio a Paranaguá, Rio a São Mateus, Rio Grande a Corumbá, Montevidéu a Corumbá, Corumbá a Cuiabá, Pará ao Rio Grande do Sul, Rio a Nova York, e Montevidéu a Corumbá.
Os principais navios de passageiros são da linha de Nova York: São PauloRio de Janeiro e Minas Gerais, cada um com 6.500 toneladas de deslocamento e com excelentes acomodações para passageiros de primeira, segunda e terceira classes. Estão aparelhados com todos os melhoramentos modernos para segurança e conforto dos passageiros, incluindo telegrafia sem fio e aparelhos de sondagens a grandes profundidades.
As acomodações para a primeira classe ficam a meia nau no primeiro convés, e todos os camarotes dão franco acesso ao ar e têm ventiladores e luz elétrica. O salão de música e o de descanso estão também neste convés. O salão de jantar, espaçoso e muito agradável, fica no convés imediatamente inferior. A sala para fumar e o buffet ficam no convés das embarcações. O serviço de mesa é feito à francesa e tão bom quanto possível.
Cada navio tem um médico a bordo e todo o pessoal necessário ao serviço dos passageiros. Têm sido empregados todos os esforços para tornar estes navios atraentes e confortáveis e não foram poupadas despesas para os tornar seguros e de toda a confiança.
Os escritórios do Lloyd Brasileiro no Rio de Janeiro ficam à Avenida Rio Branco, 2 a 6; e as oficinas estão situadas na Ilha de Mocanguê. Estas últimas são montadas com os mais modernos maquinismos, fornecidos pela casa Nile-Bement Pond, e Nova York.



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