Fundada em 19 de fevereiro de 1890, o Lloyd Brasileiro foi à maior
armadora do Brasil até a sua extinção em 1997. Na Primeira Guerra Mundial
possuía navios de passageiros e cargas, atuando com linhas para o Prata,
América do Norte e Europa. Em 1917, o navio Paraná, da frota do Lloyd, foi
torpedeado por submarinos alemães na costa da França, levando ao rompimento
diplomático entre o Brasil e a Alemanha. Na Segunda Guerra Mundial, já dispondo
de uma frota de 122 navios, a empresa garantiu ao Brasil a liderança do setor
marítimo na América do Sul. Em 1942, ocorreu o torpedeamento por submarinos
alemães de sete navios do Lloyd Brasileiro o que levou a declaração de guerra
contra o Eixo e a participação do Brasil nos combates travados na Itália.
Freqüentemente, navios do Lloyd atracavam no Porto do Rio Grande. A
situação da empresa no ano de 1913, é relatada no livro “Impressões do Brazil no Século Vinte”
(Londres, Lloyd's Greater Britain Publishing
Company, Ltd., 1913), transcrito a seguir.
A companhia de navegação Lloyd Brasileiro, subsidiada pelo governo
brasileiro, mantém um serviço de transporte de carga e de passageiros,
freqüente e moderno, entre os portos da costa Leste da América do Sul e
Barbados e Nova York, nas Antilhas e na América do Norte. A tonelagem total dos
seus navios é de 101.506 toneladas; a companhia possui vários paquetes de mais
de 3.000 toneladas. As linhas principais são: do Rio a Manaus, Rio a Buenos
Aires, Rio ao Rio Grande, Santos a Nova York, Rio a Penedo, Rio a Laguna, Rio a
Paranaguá, Rio a São Mateus, Rio Grande a Corumbá, Montevidéu a Corumbá,
Corumbá a Cuiabá, Pará ao Rio Grande do Sul, Rio a Nova York, e Montevidéu a
Corumbá.
Os principais navios de
passageiros são da linha de Nova York: São Paulo, Rio de
Janeiro e Minas Gerais, cada um com 6.500 toneladas de
deslocamento e com excelentes acomodações para passageiros de primeira, segunda
e terceira classes. Estão aparelhados com todos os melhoramentos modernos para
segurança e conforto dos passageiros, incluindo telegrafia sem fio e aparelhos
de sondagens a grandes profundidades.
As acomodações para a primeira
classe ficam a meia nau no primeiro convés, e todos os camarotes dão franco
acesso ao ar e têm ventiladores e luz elétrica. O salão de música e o de descanso
estão também neste convés. O salão de jantar, espaçoso e muito agradável, fica
no convés imediatamente inferior. A sala para fumar e o buffet ficam
no convés das embarcações. O serviço de mesa é feito à francesa e tão bom
quanto possível.
Cada navio tem um médico a
bordo e todo o pessoal necessário ao serviço dos passageiros. Têm sido
empregados todos os esforços para tornar estes navios atraentes e confortáveis
e não foram poupadas despesas para os tornar seguros e de toda a confiança.
Os escritórios do Lloyd
Brasileiro no Rio de Janeiro ficam à Avenida Rio Branco, 2 a 6; e as oficinas
estão situadas na Ilha de Mocanguê. Estas últimas são montadas com os mais
modernos maquinismos, fornecidos pela casa Nile-Bement Pond, e Nova York.
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