Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

terça-feira, 18 de julho de 2017

A INAUGURAÇÃO DO CINE AVENIDA

O atual Teatro Municipal construído junto ao canalete da Major Carlos Pinto nasceu na fronteira entre a cidade antiga e a Cidade Nova, nas proximidades dos muros das trincheiras que isolavam a cidade do mundo externo (ou também chamada cidade extra-muros). Num período em que as obras de construção do canalete estavam adiantadas e o boulevar era aformoseado para se tornar mais um espaço público a ser freqüentado pela população, surgiu mais uma casa cinematográfica e teatral. Seu nome (estampado até o presente na fachada ainda original do prédio) é Cine Avenida.
Matéria do jornal Rio Grande de 26 de abril de 1929, ressaltou o novo empreendimento que a cidade estava recebendo: “Cresce diariamente no seio de nossa sociedade, o interesse para a inauguração a dar-se em três de maio próximo, do novo e confortável Cine-Teatro Avenida, sito no boulevar Carlos Pinto e de propriedade dos operosos srs. Capitão João Pereira de Andrade e Antonio Marques de Figueiredo. Justa é essa ansiedade com que é aguardada a estréia da nova casa de diversões, a qual nada falta, não só no belo edifício especialmente construído, como na amplitude, luxo e conforto para agradar em cheio a nossa população. Apesar disso e de abrirem a concorrência pública uma casa de primeira ordem, os infatigáveis proprietários do Cine Avenida resolveram num gesto muito louvável, manter ali preços populares, vindo assim ao encontro dos desejos do nosso povo. Como dissemos a inauguração do Cine Avenida far-se-á com um filme cinematográfico verdadeiramente majestoso, fadada a um ruidoso sucesso. É o finíssimo lavor, a superprodução da afamada Fox Film, denominada Minha Mãe, que tem um enredo simplesmente admirável e um desempenho empolgante, a cargo de artistas gloriosos como Belle Bennett, Neil Hamilton, Victor Mc Laglen e outros da cena muda. Por todos esses motivos, pode-se afirmar que a inauguração do Cine-Theatro Avenida vai constituir um verdadeiro acontecimento”. Os preços populares será uma característica do novo espaço: “uma das principais vantagens que este novo centro de diversões oferece ao público, são os preços das suas localidades, relativamente baixos, tais sejam: poltronas 1$500, meia entrada 1$000 e balcões $800.”
No ano de 1929 as manchetes do jornal Rio Grande estão ligadas a vitória eleitoral republicana que levou Getúlio Vargas ao governo do Rio Grande do Sul, iniciando a trajetória política de Vargas que se prolongaria até a sua morte em 1954. Entre as propagandas está a da VARIG, cujo agente Carlos Albrecht Jr, informava as datas das próximas malas postais que saindo de Rio Grande chegariam a várias cidades como Santos e Rio de Janeiro. O jornal dava destacado espaço em suas colunas para as atividades cinematográficas do Carlos Gomes, Polytheama e Cine Guarany, num período de grande freqüência as casas de espetáculo. Um dos mais antigos espaços teatrais do Rio Grande do Sul, o Sete de Setembro, onde ocorreu a primeira exibição do cinematógrafo Edison na cidade no ano de 1897, não foi citado pelo jornal neste período.
         No dia 29 de abril o jornal repete a informação da inauguração e divulga a apresentação de um trio espanhol: “No palco, emprestando maior brilho à noitada, estrear-se-ão, o notável dueto cômico, Les Marocc e a bailarina internacional Luiza de Lerma, constituindo um trio admirável fadado a um ruidoso sucesso”. A expectativa para a grande estréia foi enfatizada na edição de 30 de abril: “...começando a primeira sessão as 19 horas, uma verdadeira jóia da cinematografia moderna que é o lindíssimo filme Minha Mãe extraordinária produção de John Ford (...) é um filme que enternece todos os corações. É o relicário do amor maternal, o poema de uma afeição sublime e a história magnâmica de um sentimento”. 
         No dia 3 de maio de 1929, a inauguração transcorreu em grande estilo, estando ocupadas as 1.500 poltronas e 500 gerais: “Consistiu o ruidoso sucesso que prevíramos a inauguração ontem do Cine Theatro Avenida (...) A magnífica instalação do Cine-avenida, que por todos os motivos, inclusive pelo conforto que oferece, está realmente fadado a ser um dos pontos de reunião preferidos pela sociedade rio-grandense, que ontem bem demonstrou a ansiedade com que aguardava a estréia da nova casa de diversão. A excelente orquestra, dirigida pela maestrina exma. Sra. d. Lili Schimitt Tavares, deu início a noitada, com a execução do Hino Nacional, e da sinfonia do Guarany, ambos muito aplaudidos pela extraordinária assistência, seguindo-se a passagem do formoso filme cinematográfico Minha Mãe, de enredo sublime e desempenho admirável. Após ocupou o palco o dueto cômico Les Marocc e a bailarina Internacional Luiza de Lerma, que formam um trio de primeira ordem, e que confirmaram amplamente o renome de que vinha precedidos, assegurando que a sua temporada no Avenida vai ser de constantes e ruidosos triunfos. Foi, enfim, uma estréia que não podia ser mais auspiciosa, pelo que não regateamos os nossos cumprimentos aos infatigáveis proprietários. Hoje, novamente, será focado o filme Minha Mãe, em 8 atos e novos números pelo trio. Amanhã matiné chic. Na tela fitas de sucesso e no palco belos números pelo trio. A noite, a super-máxima dos programa Matarazo Rainha do Pacífico, em 10 atos...” (Rio Grande, 4 de maio).
Neste período, era intensa a concorrência entre os quatro espaços cinematográficos que passavam a existir na cidade, os quais somados possuíam mais de cinco mil lugares para uma população de 50.000 habitantes. Ja nos primeiros dias de nascimento do novel Cine-Teatro Avenida, a disputa pelos cinéfilos e freqüentadores de teatro era acentuada. No dia 9 de maio nos tradicionais Cine-Teatro Polytheama e Carlos Gomes (propriedades da empresa Gáudio & Comp.) estreou Fascinação da Volúpia em nove atos (no Carlos Gomes) e ao vivo, no palco do Polythema, a Troupe Csudor “composta de seis bailarinas esplendidas ao mesmo tempo que são seis mulheres belíssimas na sua perfeição corpórea, a qual se constata com a quase nudez absoluta em elas aparecem” (Rio Grande, 8 de maio de 1929).

         O Cine Avenida funcionou até 1983 quando fechou as portas. Foi restaurado e reaberto ao público como Teatro Municipal do Rio Grande em 1997. Dos cine-teatros que existiram na cidade, o Teatro Municipal é o único que continua em atividade. Recentemente sofreu nova reforma e continua sendo modernizado, apresentando uma sala de memória onde está sendo resgatada a história de décadas de cultura e sociabilidade em Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário