Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 12 de julho de 2017

190 ANOS DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ

Chegada dos alemães a São Leopoldo em 1824. Pintura de Ernest Zeuner. 


Dos cerca de 50 milhões de europeus que deixaram o Velho Mundo, desde o século 19 até o final da Segunda Guerra Mundial, 4,5 milhões vieram para o Brasil. Destes, aproximadamente 250 mil, eram alemães. Até meados do século 19, a maioria dos imigrantes, era proveniente do sudoeste da atual Alemanha.


A data oficial do início da colonização alemã no Rio Grande do Sul é 25 de julho de 1824, quando o contingente primevo chega a São Leopoldo, nas terras da antiga Real Feitoria do Linho-Cânhamo. As primeiras levas eram oriundas de Hamburgo, Hunsruck, Württember, Hessen e Saxônia-Coburg (Baviera). O contexto histórico era a política do imperador Dom Pedro I em colonizar e garantir a ocupação do extremo sul do Brasil, em específico, de áreas ainda não ocupadas na Província do Rio Grande de São Pedro. Os primeiros 39 alemães, nas margens do Rio dos Sinos, iniciavam a experiência colonizatória em busca de melhores condições de vida que não encontraram na Europa.


Para adentrar a Província do Rio Grande, a porta de entrada era o Porto/Vila do Rio Grande. Depois desta localidade, a navegação teria continuidade pela Lagoa dos Patos até o local de destino, no caso, o Rio dos Sinos em São Leopoldo. Quando exatamente chegaram os primeiros imigrantes e em que embarcação? São questionamentos que não consegui desvelar na ‘íntegra’ na bibliografia pertinente.


O terceiro embarque de alemães para o Brasil (desde 1823 ocorreu a vinda dos navios Argus e Caroline, com destino ao Porto do Rio de Janeiro e dali para a Colônia de Nova Friburgo) foi realizada no navio Anna Louis, cujo capitão era Johann Heinrich Knaack e o comandante do transporte era M. Sulz. Partindo de Hamburgo em 24 de março de 1824 chegou ao Rio de Janeiro em 4 de julho de 1824. Vieram 200 soldados e 126 colonos, entre estes, os primeiros 39 a chegarem em São Leopoldo: 33 evangélicos e 6 católicos. Mas isto não significa que o Anna Louise veio até o Porto do Rio Grande, pois outra embarcação pode ter trazido os imigrantes. Uma hipótese é o bergantim São Joaquim Protector. O fato é que no dia 18 de julho já estavam em Porto Alegre. Em que dia atracaram no Porto do Rio Grande?


No navio Anna Louise surge os primeiros sobrenomes dos pioneiros do Vale do Rio dos Sinos: Krämer, Hammel, Höpper, Pfingst, Timm, Bentzen, Rust e Jacks. Seria fácil buscar a documentação da Alfândega do Rio Grande (desde 1804 aqui instalada) e acompanhar todas as entradas de imigrantes (navios e nomes dos passageiros) mas os documentos viraram papel picado há algumas décadas atrás...


A primeira experiência dos imigrantes no Rio Grande do Sul ocorreu na Vila/Cidade do Rio Grande, na qual havia alojamento construído para os colonos recém chegados. Possivelmente, não para estes primeiros colonos, mas para as levas futuras há informações sobre estes entrepostos. Dois navios que partiram com colonos em 1824 e 1825, tiveram origem em Hamburgo e por destino o Rio de Janeiro. Dali, os imigrantes utilizavam outras embarcações para o deslocamento até o Porto do Rio Grande. Alguns navios, deixaram registro da saída de Hamburgo ou Bremen com destino até o Porto do Rio Grande.

Portanto, foi em julho de 1824, há 190 anos atrás, que teve início este processo que teve continuidade com os italianos a partir da década de 1870. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário