O dia 19 de fevereiro de 1737 assinala o nascimento oficial do Rio Grande do Sul português com o desembarque do Brigadeiro José da Silva Paes e de sua frota na Barra do Rio Grande. O fundador e consolidador da ocupação militar e do povoamento da mais antiga cidade do Rio Grande do Sul foi citado por inúmeras fontes historiográficas como um referencial imprescindível para o projeto luso-brasileiro. Antes do enxovalhamento que tem sofrido nos últimos anos, especialmente no período da data magna da cidade, o Brigadeiro foi retratado, respeitosamente, nos escritos históricos e literários, além de se fazer presente na linguagem das artes visuais. É o caso de sua presença em painel pintado por Aldo Locatelli no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. A sede do governo do Rio Grande do Sul ostenta este painel, infelizmente tão desconhecido dos moradores da cidade do Rio Grande, denominado de “A Fundação da Cidade do Rio Grande” obra iniciada no ano de 1951 e finalizada em 1955. Centralizando a imagem está o Brigadeiro José da Silva Paes e em seu entorno estão militares, um índio, a nau capitânia de Silva Paes e outros elementos figurativos da fundação do Rio Grande. No mesmo Salão está a obra monumental “A Formação Histórico-Etnográfica do Povo Riograndense” em que Locatelli interpreta a formação do Rio Grande do Sul e reproduz um oficial de Dragão e a imagem do Forte Jesus-Maria-José, mandado edificar por Silva Paes. Outra obra de Locatelli está exposta no saguão do Teatro do SESI e pertence a FIERGS. A pintura de 1960 tem como personagem central José da Silva Paes (com expressão imponente e como se olhasse para o futuro), circundado pelo gaúcho, imigrante, o conquistador português, o negro etc. Novamente o brigadeiro é visto pelo artista como componente essencial para a execução do projeto histórico-civilizatório luso-brasileiro no sul do Brasil. Aldo Locatelli nasceu na Itália em 1915 e faleceu em Porto Alegre em 1962. Pintor, muralista e professor do Instituto de Artes da UFRGS, chegou ao Brasil em 1948 para realizar afrescos na catedral de Pelotas. Seus afrescos pautaram-se na arte renascentista que influenciou a produção de Locatelli desde sua formação clássica na Itália. O tempo de convívio em Pelotas pode ter legado conhecimentos que facilitaram a elaboração dos painéis em que Silva Paes é retratado com destaque. Certamente, ele deve ter visitado e sido pessoalmente e sido influenciado pelas representações presentes no monumental monumento à Silva Paes inaugurado em 19 de fevereiro de 1939 de autoria do escultor paulista Humberto Carpineli. Rio Grande pode se orgulhar que seu fundador foi retratado em escultura magnífica de Carpineli e por duas vezes nas pinturas de Locatelli. São obras de arte que devem ser divulgadas e ter suas histórias recontadas para que a acefalia não seduza os cérebros do presente a realizarem leituras infundadas do passado.
Aldo Locatelli. Fundação do Rio Grande. Brigadeiro Silva Paes no centro da obra. Acervo: Palácio do Piratini. |
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ResponderExcluirOlá,Meu nome é Roberta sou estudante do quarto ano do ensino fundamental.Gostaria de saber sobre a Praça Tamandaré.O senhor teria algum material para me ajudar? Aguardo seu retorno.Obrigada pela atenção.
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