Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sábado, 8 de novembro de 2025

PRIMEIRO CONSULTÓRIO HOMEOPÁTICO DO BRASIL

 

Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para o ano de 1857. 
https://memoria.bn.gov.br/

Antes da epidemia de farmácias dos tempos atuais, os remédios eram manipulados nas boticas ou nas casas homeopáticas. 

Neste anúncio voltado ao Rio de Janeiro em 1857, temos a informação dada pelo Dr. Lisboa de que ele fundou "o primeiro consultório homeopático do Brasil em 6 de março de 1843". 

A homeopatia foi introduzida no Brasil pelo francês Benoit Jules Mure em novembro de 1840. Ele é o fundador do Instituto Homeopático do Brasil em 1843. 

E daí o anúncio do Dr. Lisboa se complica... 

Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para o ano de 1857.
https://memoria.bn.gov.br/

O anúncio acima foi publicado no mesmo Almanak do Rio de Janeiro de 1857 e afirma que o Dr. B. Mure e J.V. Martins fundaram o "primeiro consultório homeopático do Brasil". O consultório estava sendo dirigido pelos Drs. Duque-Estrada, Azambuja e Dias da Matta. Todos nomes de peso nos primórdios da homeopatia no país. 

A referência ao Dr. Mure, pioneiro da homeopatia no Brasil é um argumento muito forte. Faltou terem colocado a data de fundação do consultório para comparar com as informações do Dr. Lisboa. 

Portanto, a disputa homeopática estava aguerrida nesta década de 1850 com vários profissionais em disputa. 

Porém... uma nova informação contribuiu para o esclarecimento. 

"Em 1841, Benoit-Jules Mure (que passou a ser conhecido como Bento Mure) fundou a Escola Homeopática do Rio de Janeiro. Em 1842, surge o Instituto Homeopático de Saí (Santa Catarina) e abre-se a primeira farmácia homeopática do Rio de Janeiro (fundada por Bento Mure e João Vicente Martins)". CORRÊA; SIQUEIRA-BATISTA; QUINTAS. Similia Similibus Curentur: notação histórica da medicina homeopática. Rev. Assoc. Med. Bras. 43 (4) • Dez 1997.

Conforme o artigo, em 1842, teria sido aberta a primeira farmácia homeopática do Rio de Janeiro (onde deveriam dar consultas?). Faltou indicar a fonte primária de onde foi tirada a informação. Mas, a posição do Dr. Lisboa ficou mais comprometida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário