| Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (1885). https://memoria.bn.gov.br/ |
A Companhia Fabrica de Tecidos do Rink sediada no Rio de Janeiro, anunciava estar produzindo Feltro: "o único e primeiro do Brasil".
Conforme anúncio publicado no "O Programa-Avisador" (Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1885), é possível esclarecer o que era produzido por esta empresa: "pano de lã pura de todas as cores, fabricado com lã nacional, casimiras de couro, Feltros de lã, aniagem entrançada em juta em peça ou em sacos, próprios para transporte de café, tecidos de algodão, lã em bruto etc. Prevenimos aos srs. fazendeiros que compramos qualquer quantidade e qualidade de lã em bruto por bom preço".
Portanto, o Feltro produzido utilizava a lã de ovelhas. O Feltro é um têxtil, produzido por emaranhamento, condensação e prensagem de fibras. O resultado era um produto que resistia ao fogo, frio e a umidade, sendo muito utilizado para chapéus, botas etc.
A Tecidos do Rink se intitulava a primeira fábrica brasileira a produzir "panos" de Feltro. Muitas fábricas de chapéus existiram no Brasil desde o período colonial, por mais toscas e primitivas que fossem, mas, os chapéus produzidos eram muitas vezes de feltro tendo por matéria-prima o pelo de animal como o ratão-do-banhado.
A Rink foi fundada em 1879. No ano de 1882 tinha 130 operários e produzia 1.500.000 de metros de tecidos por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário