| https://www.filatelicajungesleiloes.com.br/peca.asp?Id=26636371# |
Este cartão é um dos mais significativos dos primórdios da cartofilia no Rio Grande do Sul.
Comecei a me interessar pelos cartões-postais como documento histórico ao ver este cartão no acervo do Museu da Cidade do Rio Grande. Há alguns anos (talvez 30) no passado...
O interesse objetivo tomou rumo quando o sr. Walter Albrecht me mostrou duas "caixas de sapato" com centenas de cartões-postais do final do século XIX e primeiras décadas do século XX.
É gostar ou ser indiferente com estes objetos de prazer visual. E gostei demais e comecei a pesquisar estes fragmentos iconográficos de tempos passados: os cartões-postais.
Em 2025, fiquei alguns meses sem acompanhar os leilões em que busco analisar cartões ainda inéditos no horizonte de conhecimento/pesquisa e me passei... O cartão acima foi leiloado pela Filatélica Yunges de Porto Alegre (agora em agosto) e vendido, por apenas R$60,00. Um cartão destes deveria ser negociado por cerca de R$300,00 por ser dos primeiros Gruss aus (Lembranças de...) do Rio Grande do Sul.
Trata-se de um cartão-postal editado na Alemanha, possivelmente, em 1899. O manuscrito do cartão traz a data de 18 de setembro de 1900.
Lembranças do Rio Grande do Sul se refere a cidade do Rio Grande como era denominada informalmente na época. As folhas abertas mostram as paisagens colorizadas: Rua Riachuelo e Porto Velho, Praça Xavier Ferreira, Porto Velho junto a Riachuelo e Mercado Público e doca do Mercado em direção ao Rincão da Cebola.
É uma peça belíssima que gostaria de ter adquirido para doar ao acervo da Biblioteca Rio-Grandense. É um documento da cidade no último ano do século XIX.
Que seja bem preservado pelo colecionador que o adquiriu. Longa vida a este belo cartão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário