Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 11 de julho de 2025

LLOYD REAL HOLANDÊS

https://www.hippostcard.com/listing/rio-da-prata-brazil-lloyd-real-hollandez-ship-steamship-very-rare-c1909-postcard/54322574/?sponsored=1

Cartão-postal com manuscrito datado de 24 de abril de 1909. Editado na Litografia Van Leer, Amsterdã. Dois selos e um carimbo da Argentina compõem a peça.  Um gaucho argentino ou uruguaio acena com o relho para um moderno paquete responsável pela mala real. 

 O tema é a Mala Real Holandesa para o Brasil e o Rio da Prata. Um texto que contribui para compreender o assunto está sendo reproduzido: Impressões do Brazil no século XX. Londres, LLloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., 1913.

"Lloyd Real Holandês - o Konigglike Hollandsche Lloyd mantém um serviço regular de navegação para passageiros e malas do correio entre a Europa, o Brasil e a República Argentina. Fazem tal serviço, de três em três semanas, os esplêndidos paquetes Zeelandia, Frisia e Hollandia, todos três modernamente aparelhados e providos a dois hélices. 

Na sua viagem entre Amsterdam e o Rio da Prata, os navios do Lloyd Real Holandês tocam em Dover, Boulogne, Corunha, Vigo, Lisboa, Rio de Janeiro, Santos, Montevidéu e Buenos Aires, fazendo a viagem total, da Holanda à República Argentina, em 22 dias.

Além deste serviço de passageiros e correio, mantém a companhia um serviço regular de cargas entre Amsterdam e Buenos Aires, tocando em Dunquerque, Leixões, Rio de Janeiro, Santos & Montevidéu, para o qual possui seis poderosos navios: o Amstelland, Rijuland, Zaaland, Deliland, Eemland e Maasland. É agente geral do Lloyd Holandês no Brasil a Sociedade Anônima Martinelli, cuja casa matriz fica no Rio de Janeiro e que possui sucursais em Santos e São Paulo".

Abaixo, imagens do Paquete Zeelândia um dos mais sofisticados do Lloyd Real Holandês. Semelhante ao que foi reproduzido no card.


Impressões do Brazil no século XX. Londres, LLloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário