"De acordo com a nossa análise (MetSul), a tendência é o estado enfrentar enchentes nesta segunda metade da semana e no começo da próxima, com os picos variando por rios e localidades eis que alguns cursos são de grande extensão. Cheias são possíveis em diversos rios, dentre eles Santa Maria, Ibirapuitã, Vacacaí, Vacacaí Mirim, Ibicuí, Taquari, Pardinho, Jacuí, Taquari, Caí, Camaquã e Ijuí. Rios como Gravataí e Sinos têm risco menor. No Centro do estado, a cheia do Jacuí e afluentes pode ser significativa, afetando Cachoeira do Sul, o Vale do Rio Pardo e a Região Carbonífera, além de Eldorado do Sul. No Oeste, a cheia do Rio Ibirapuitã deve ser maior que a última". https://metsul.com/rios-sobem-com-chuva-excessiva-e-havera-enchente-no-estado/? fbclid=IwY2xjawK_SrlleHRuA2FlbQIxMQBicmlkETFPbmJVbFp5MkJlZnVUMXJ5AR6TbEI8Bg1O_KEnSN8CpbQMmBua4NPv8D7Yy_oYxUsakt0AoovMGPreUVZUIQ_aem_VedN4V596A8A8mA1eVFnLg.
Percebemos que a situação crítica abarca rios do Oeste e do Centro do estado. O Jacuí deságua no Lago Guaíba que poderá ter cheia com alagamentos nas Ilhas, zona norte de Porto Alegre, Alvorada e Praia de Paquetá em Canoas.
Qual será o impacto na Lagoa dos Patos e na Barra do Rio Grande?
O olhar, dos moradores de Rio Grande e Pelotas, novamente se volta os acontecimentos em Porto Alegre e para o nível de impacto da enchente no Guaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário