Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 27 de abril de 2025

QUANDO SERÁ A PRÓXIMA GRANDE ENCHENTE?

 

Mercado Público de Rio Grande e Lagoa dos Patos na Grande Enchente de 2024. Acervo: Luiz Henrique Torres. 28-04-2024

Excelente matéria de hoje da MetSul Meteorologia tratando da Enchente de 2024 e das possibilidades de novas grandes enchentes. 

O título da matéria é "Quando Acontecerá a Próxima Grande Enchente? e o sub-título: "Condições climáticas projetadas para o futuro mostram que não é uma questão de "se" e sim "quando" virá a próxima grande enchente"  https://metsul.com/quando-acontecera-a-proxima-grande-enchente/. 27-04-2025, 12h11. 

A matéria ressalta que entre o final de abril e o mês de maio de 2024, o Rio Grande do Sul vivenciou o maior desastre de sua história devido aos volumes extraordinário de chuva e as decorrentes inundações com enchentes catastróficas. E na sequência é realizada uma síntese dos eventos com análises dos fatores desencadeantes e suas consequências. 

A ótima notícia para 2025 é que o cenário meteorológico é completamente diferente sendo extremamente improvável repetir aquele fenômeno extremo. 

Fundamental esta reflexão de como a MetSul vê o futuro climático para ocorrência destes eventos:

"O firme entendimento da MetSul Meteorologia é que não se deve questionar se haverá ou não uma nova grande enchente no futuro, pois haverá. Assim, não é uma questão de “se” e sim de “quando”. A grande questão é o “quando”, para o qual não se tem uma resposta. Não há qualquer estudo que mostre quando exatamente haverá uma repetição do ocorrido em 2024 porque impossível prever. Qualquer afirmação que fixe data, como, por exemplo, em 30 anos, é absolutamente especulativa e está no terreno do “chute”. O que se pode prognosticar é que, diante das mudanças climáticas, o tempo de intervalo ou recorrência entre estes eventos tende a diminuir. O planeta seque aquecendo e de forma mais acelerada nos últimos anos. Quanto mais aquecer, menor será o intervalo entre estes episódios extremos. O que também pode se projetar, com base no histórico, é que o risco de uma enchente de grandes proporções cresce dramaticamente durante episódios de El Niño, sobretudo fortes a intensos. Assim, todos os próximos eventos de El Niño serão um sinal de alerta para a possibilidade de um novo episódio de chuva excepcional (...)
A grande enchente ocorreu sob aquecimento do planeta de 1,5ºC acima do período de referência do período pré-industrial (1850-1900). Modelos projetam, considerando as atuais taxas de emissões, um aquecimento de 2,5ºC a 4ºC nas próximas décadas. Há projeções ainda piores. Confirmando-se um cenário de aquecimento nestes níveis para as próximas décadas, a tendência é que o tempo de recorrência das grandes enchentes seja drasticamente menor, ou seja, o que até o passado recente era um evento raro pode passar a ser mais comum, o que exigirá nível de planejamento e investimento gigantesco para mitigação dos desastres que dificilmente poderão ser impedidos".

Convido os leitores para fazerem a leitura de toda a matéria que contribui para a compreensão do fenômeno passado e para a projeção de fenômenos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário