![]() |
| Mnemosine, titânide grega da Memória. Autor: Gabriel Dante Rosetti, 1850. Museu de Arte de Delaware. |
A primeira postagem do blog ocorreu em 30 de março de 2017. Entretanto, foi a partir de setembro de 2019 que as postagens passaram a ser diárias.
O objetivo inicial era divulgar livros e temas sobre a história local. Era uma forma de preservar assuntos e publicações para agilizar a consulta frente a pedidos de material bibliográfico ligados às disciplinas de História do Rio Grande do Sul e História do Município do Rio Grande. As postagens foram se diversificando ligadas às disciplinas de História e Terror e Teoria da História (voltada à Literatura). Todas são disciplinas que estava/estou ministrando.
Vários outros temas foram sendo inseridos frente aos conjuntos documentais pesquisados para palestras e livros. O resultado foi multifacetado, mas, com algumas áreas de interesse mais expressivas ligadas a imagem, iconografia, fotografia, cards colecionáveis etc, sempre buscando a interpretação histórica para o imagético. E muito mais... inclusive, com temáticas sobre literatura fantástica que serão cada vez mais frequentes em postagens futuras. Discussões de historiografia e de processos históricos e crônicas do tempo presente com os desafios vividos ao vivo e em cores (por vezes pálidas).
Esta postagem é a número 5.000 desta enciclopédia de temas já abordados.
Frente a memória que se torna cada vez mais esquálida, digito na busca do blog um assunto para ver ser já havia escrito - e se alguma fonte poderá ser útil para investigações mais avançadas. Exatamente: há um lado pragmático de que, frente ao esquecimento, consigo localizar um tema que no passado já acalentou o meu pensamento para a investigação histórica.
Em relação aos leitores, e sempre pensando também nos meus alunos, busco mostrar as inúmeras possibilidades das fontes documentais e imagéticas, para a construção do conhecimento histórico. E este material aqui publicado, é apenas o estímulo para avançar na ampliação das fontes e das análises teóricas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário