https://memoria.bn.gov.br |
Publicação do Annuario da Província do Rio Grande do Sul para o ano de 1888.
Trata-se de uma cronologia com eventos, basicamente políticos e administrativos, ligados à formação histórica do Rio Grande do Sul nos períodos Colonial e Imperial.
Alguns eventos ocorridos no mês de setembro ao longo dos anos 1741-1875, foram contemplados nesta relação.
Em termos de visualização, esta relação de acontecimentos/eventos são úteis para a reflexão enquanto referência inicial. Um exemplo é a data de 29 de setembro de 1835: "o presidente Antonio Rodrigues Fernandes Braga em consequência da revolução proclama a mudança da capital para a cidade do Rio Grande". A partir da criação da Comandância Militar em 1737, Rio Grande sedia o poder administrativo e militar do Rio Grande do Sul. Com a invasão espanhola em 1763 e, a fuga dos integrantes da Câmara de Vereadores para Viamão, a condição de "capital" da Capitania é perdida. Porém, poucos sabem que com o início da Revolução Farroupilha e a ocupação de Porto Alegre pelos revoltosos, o presidente da então Província, representante do governo Imperial, instala a administração em Rio Grande, cidade que retoma a condição de capital até 1836.
O evento é um referencial para investigar a informação e aprofundar às variáveis políticas, econômicas, sociais, ideológicas, etc de um determinado período histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário