Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

PHILATELIA EM 1898

 

Acervo: https://memoria.bn.gov.br

O Almanak Encyclopedico Sul-Rio-Grandense (1898), editado em Porto Alegre, dedicou espaço ao colecionismo da Philatelia ou Filatelia. 

Conforme a matéria, a Filatelia nasceu na França em 1860 e o primeiro álbum de selos surgiu em 1861. No ano de 1898, ao vasculhar correspondências antiga de familiares, era possível obter os selos hoje raros das séries Olho de Boi e Inclinados. O crescimento no colecionismo fez com que estes selos fossem sendo cada vez mais valorizados e encarecidos a cada geração. 

O segundo tópico da matéria é sobre o projeto de emissão dos primeiros selos comemorativos do Brasil relativos ao IV Centenário da Descoberta. E realmente, em 1900, foi lançada esta série, porém, diferente do projeto. 

Foram lançados apenas quatro selos com os valores de 100 (nativos nus na praia e a chegada das caravelas portuguesas), 200 (D. Pedro I e o Grito do Ipiranga), 500 (anjo libertador e o fim da escravidão) e 700 réis (estátua feminina com a triunfal liberdade republicana). 

O projeto original foi amplamente modificado! Certamente, a efígie de D. Pedro de Alcântara (D. Pedro II) representando o Império não seria tolerado como emissão postal neste período de afirmação republicana e negação do passado monarquista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário