https://metsul.com/wp-content/uploads/2023/10/Infografico-El-Nino-e-La-Nina-atualizado-.jpg |
A Universidade britânica Reading divulgou um comunicado com o título "No El Niño descoberto ao Sul do Equador".
Este estudo científico analisou uma pequena área do Sudoeste do Oceano Pacífico, perto da Nova Zelândia e da Austrália. Esta área pode desencadear mudanças de temperatura que afetam todo o Hemisfério Sul. Este é um novo padrão climático chamado de “Padrão Circumpolar de Onda-4 do Hemisfério Sul” ou W4 ou SST-W4. Este padrão de latitudes médias é independente dos sistemas climáticos dos trópicos como El Niño e La Niña.
Conforme matéria da Metsul:
"É preciso ter cuidado com a equivalência feita com o El Niño. As diferenças entre este Padrão Circumpolar de Onda-4 do Hemisfério Sul (SST-W4) e o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial, o El Niño, são enormes. Seja no processo de formação, a área onde ocorre, a extensão da anomalia e a monumental diferença de amplitude das consequências no padrão geral de circulação atmosférica do planeta. A coincidência principal entre a W4 e o El Niño é que ambos são uma variáveis no clima, dentre tantas que existem no oceano e na atmosfera. Meteorologistas no Brasil atentam para um enorme conjunto de oscilações que interferem no clima além do fenômeno ENOS (El Niño e La Niña). Podem ser citadas a Oscilação de Madden-Julian (OMJ), Oscilação Antártica (AAO), Oscilação do Ártico (AO), Oscilação do Atlântico Norte (NAO), Dipolo do Índico (IOD), Oscilação Decadal do Pacífico (PDO), dentre outras variáveis. (...) Em síntese, o que se anuncia agora como uma descoberta já não é tão novo para a comunidade climática com estudos publicados sobre o tema ao menos desde 2021. Tampouco esta nova variável climática deve ser vista como um novo El Niño porque diferente em vários aspectos e com impactos muito menores no Brasil e no resto do mundo, sendo apenas mais uma de tantas variáveis no clima".
A matéria completa pode ser acessada no endereço https://metsul.com/que-historia-e-essa-de-um-novo-el-nino/. 15-08-2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário