Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 18 de agosto de 2024

COMERCIANTE EM 1808

 Documento de 1808 do acervo da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) traz uma Relação dos Comerciantes que atuavam na Capitania do Rio Grande de S. Pedro do Sul. A relação inicia com a Vila de Porto Alegre e segue com a Vila do Rio Grande e Quartel do Rio Pardo. 

Em Rio Grande, nos primeiros anos a partir de 1737, pequenos comerciantes já se fazem presente na então Comandância Militar. Enquanto cidade portuária, o comércio realizado por luso-brasileiros ou estrangeiros foi constante ao longo desta história que avança para três séculos. Quando da invasão espanhola em 1763, a maioria dos vereadores que fugiram para Viamão eram comerciantes que tudo perderam na Vila do Rio Grande. A retomada luso-brasileira em 1776,  faz retomar lentamente as atividades comerciais. O documento de 1808 evidencia a relevância dos comerciantes para a economia local incrementada pelo Porto do Rio Grande. 

Nesta relação os nomes são de origem portuguesa, açoriana ou das Ilhas dos Açores. Obviamente, luso-brasileiros radicados no Rio de Janeiro e outras Capitanias também estão presentes. A partir da década de 1820-30 passam a proliferar sobrenomes de outras nacionalidades como alemães, franceses, ingleses, espanhóis etc. 

https://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1458213/mss1458213.pdf




Para facilitar a leitura, eis a lista de comerciantes da Vila do Rio Grande. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário