Fumaça e poeira em Ribeirão Preto na tarde do dia 24 de agosto de 2024. Reprodução. |
Cenas futuristas e de ficção espacial foram registradas em cidades de São Paulo. Cenário avermelhado do planeta Marte, cheiro intenso de fumaça e poeira lançada ao ar por rajadas de vento, fizeram de várias cidades paulistas um cenário distópico e assustador.
As 1886 queimadas registradas apenas ontem deixaram o ar em níveis críticos para a respiração. A bolha de calor, a baixa umidade, a formação espontânea de focos de incêndio e possíveis incêndios criminosos deixaram São Paulo em alerta. Soma-se o cenário das queimadas que tem sido críticos no Pantanal Mato-grossense e na Amazônia neste ano de 2024.
A situação não se restringe a São Paulo pois outros sete estados brasileiros e o Distrito Federal estão com a qualidade do ar prejudicial à saúde.
Recomendo a leitura das seguintes matérias para contextualizar a grave situação ambiental e atmosférica que transcorre no país:
https://metsul.com/brasil-arde-em-fogo-e-gela-com-neve-o-que-esta-acontecendo/?fbclid=IwY2xjawE4rplleHRuA2FlbQIxMQABHXMdleQsZ9LPmkZl_QuPB7rohEa842qCIdZxh9T0pVeQ39kP-tHAfw7UmA_aem_6qJLQ7pwVRry2k5gpl_CIQ
https://metsul.com/qualidade-do-ar-insalubre-em-nove-estados-e-distrito-federal/?fbclid=IwY2xjawE4sgFleHRuA2FlbQIxMQABHXj9MuerNt9QjVxfAvw-3zognirLhvQCElqelspHySUFkF1J6W2PHdrn2A_aem_scV0ZuQZgqOWI7KdHXyDfQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário