Notgeld (anverso/frente). https://www.personaliteleiloes.com.br/peca.asp?ID=21874293 |
Notgeld (verso). https://www.personaliteleiloes.com.br/peca.asp?ID=21874293 |
Notgeld ou dinheiro de emergência foram emissões de papel-moeda ocorridos especialmente na Alemanha e na Áustria (também ocorreram na Polônia e Hungria) e que não realizados por Banco Central destes países.
Após o início da Primeira Grande Guerra Mundial, as moedas em metal (principal meio-circulante) vão escasseando, afinal, o metal precisava ser utilizado para produção de canhões, baionetas etc. Ocorria uma grave escassez metalífera na Europa Central. Governos estaduais e municipais, empresas e institutos de créditos, são autorizados a fazerem emissões de cédulas para suprir às necessidades locais ou regionais. Eram cédulas em papel comum (barateando o custo de emissão) podendo ser monocromática ou policromática (como acima). Especialmente, após o final da Guerra e derrota da Alemanha e da Áustria, uma brutal inflação fez com que os valores destas cédulas fossem aumentados e as emissões fossem constantes. A inflação alemã era tão absurda após 1918, que um pedaço de pão podia custar 500 bilhões de Marcos. A atual preocupação do Banco Central no Brasil tem um respaldo histórico em que a descrença com a solidez econômica de um país pode levar a uma inflação em que o dinheiro perde o valor mais rápido do que é produzido. A Alemanha somente a partir de 1924 começou a frear o processo inflacionário.
Milhares de notas diferentes foram emitidas gerando uma diversidade de temáticas com paisagens e cenas sociais destes países. Havia a liberdade de criação não permitida nas emissões oficiais dos governos. Aspectos antigos e da época da emissão, das culturas alemã e austríaca, foram retratados nestes efêmeros pedaços de papel que eram avidamente devorados pela inflação. Atualmente, parte desta história foi resgatada por colecionadores que passaram a preservar e pesquisar este material numismático.
No caso aqui reproduzido, uma emissão realizada em 1923 na cidade portuária de Bremen (Alemanha), a paisagem é um cenário clássico do Rio de Janeiro: a Baía da Guanabara. Historicamente, o Brasil foi um dos grandes parceiros comerciais com a Alemanha. A Primeira Guerra abalou esta relação e com a estabilidade econômica alemã a partir de 1924, o comércio transatlântico foi retomado até ser novamente abalado com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942 e a declaração de guerra a Alemanha.
Este notgeld foi dedicado a realização de uma Semana de Negócios entre Alemanha e a América. São quatro notas emitidas: Rio de Janeiro, Nova Iorque, Vegesack (bairro portuário de Bremen) e Porto de Bremen. A autoria da arte é do arquiteto alemão Eduard Scotland. Reproduzi a nota dedicada ao Rio de Janeiro e que evidencia o Brasil era um parceiro muito importante na retomada do comércio internacional alemão.
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