Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 5 de julho de 2024

A ERA DOS EXTREMOS CLIMÁTICOS

 

Gráfico de probabilidade de vento do Furacão Beryl em 05-07-2024. NOOA/EUA. https://www.nhc.noaa.gov/refresh/graphics_at2+shtml/212133.shtml?tswind120#contents


Estamos na Era dos Extremos Climáticos

Nos últimos anos tivemos uma intensa estiagem no Rio Grande do Sul a ponto de faltar até água potável. 

A Grande Enchente de 2024 provocou os maiores alagamentos da história do nosso Estado. 

Ainda estamos no contexto (e será por um longo tempo) da destruição provocada pelas chuvas/enchente de maio/junho e começaram a se deslocar frentes frias que prometem congelar, parte do RS, até metade de julho. Obviamente que estamos no Inverno Gaúcho, porém, o detalhe é o exagero: hoje a tarde Porto Alegre marcou 9,9º às 15h, das marcas mais baixas nos últimos dez anos. E a maioria das cidades ficou, neste horário, no entorno dos 10º ou menos. Foi o caso de Canguçu com 6,3º. E a previsão é de frio Extremo para os próximos dez dias. 

No Pantanal estamos assistindo as queimadas que em junho ficaram 1.700% acima da média histórica para o mês. Foram 2.639 focos de queimadas e no mês de julho o ritmo está se mantendo extremamente elevado. O número de incêndios na Amazônia foi o maior das últimas duas décadas. O bioma Cerrado também está com recorde de incêndios. 

Enquanto isto, na Califórnia (Estados Unidos) atua um calor extremo e grande incêndio florestal está em curso no Condado de Butte. 

Nas Ilhas do Caribe está atuando o furacão Beryl que atingiu ventos sustentados de 260km/h e causou devastação e mortes em áreas atingidas. Conforme a Metsul: "a tempestade é histórica por ter estabelecido vários recordes. Beryl formou-se na sexta-feira no Sudeste das Antilhas e logo se tornou um furacão de categoria 1 no sábado. A sua formação ocorreu “muito mais a Leste do Atlântico do que é habitual nesta época do ano”. Beryl se transformou no primeiro furacão categoria 4 a ter ocorrido em junho, primeiro mês da temporada de furacões que vai até novembro. Além disso, se tornou o furacão mais precoce de categoria 5 já registrado no Atlântico, ainda no começo de julho, duas semanas antes do mais precoce anterior, o furacão Emily de 2005. https://metsul.com/2024-07-04-beryl-furacao-hurricane-satellite/.

Nesta sexta-feira o furacão Beryl está atingindo a Riviera Maya em Cancun na Península Mexicana de Yucatan. Esta é uma área fundamental para o conhecimento das civilizações Mesoamericanas como os Toltecas e Maias. As informações iniciais são de ventos de 160km/h. Na sequência, o furacão ruma para o Texas.

A expectativa é de uma temporada 2024 recorde de furacões no Caribe e no Golfo do México.

Estamos na Era dos Extremos Climáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário