Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 26 de junho de 2024

HAMBURGO EM 1896

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/5592169716/in/photostream/

 O Porto de Hamburgo foi, no século XIX e primeiras décadas do século XX, o espaço portuário mais importante na navegação entre a Europa e o Porto do Rio Grande.  

Era o tempo em que os navios atracavam junto ao Porto Velho na Rua Riachuelo e as bandeiras ficavam visíveis para a população identificar embarcações e tripulação. O Porto estava no centro da cidade sendo possível observar a movimentação de cargas e saber o país de procedência. Veleiros e vapores se estendiam pela Riachuelo entre a Rua dos Andradas até a Rua Almirante Barroso. 

O Porto Novo (inaugurado em 1915), afastou a população deste convívio com embarcações provindas de diferentes países como a Alemanha, Inglaterra, Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e tantos outros. 

O Superporto no Distrito Industrial (década de 1970) profissionalizou e distanciou ainda mais este convívio. 

Sempre que vejo cartões com espaços portuários que remetem a antigos parceiros comerciais que frequentavam a cidade, busco reproduzir e ressaltar o esquecimento deste passado portuário que vivia dentro da cidade. 

O card da Liebig editado na Alemanha em 1896 (época de intenso comércio entre Hamburgo e Rio Grande), mostra parte ínfima da área portuária e a Prefeitura de Hamburgo (Rathhaus von Hamburg). O brasão da cidade também foi reproduzido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário