Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quarta-feira, 26 de junho de 2024

FOTOGRAFIA EM 1891

https://www.flickr.com/photos/44841559@N03/4183825817/in/dateposted/

 Série alemã da Liebig com o tema "Invenções do Século Dezenove". O ano de edição do card é 1891. 

O título é "As Cores da Fotografia" (Die Farben Photographie) e a imagem mostra uma mulher segurando uma lente cuja luz é refratada num suporte. Duas câmeras fotográficas e tripés, além de produtos para revelação, estão compondo o cenário. 

A fotografia foi uma das invenções que modificou a nossa percepção de preservação e reprodução da imagem. Propiciou o congelamento de um momento e de um lugar do tempo. Permitiu a visualização pessoal ou coletiva da noção de transitoriedade e experiência existencial. Possibilitou preservar um momento da trajetória de vida pessoal ou de um evento social ou político. 

Podemos considerar que o francês Nicéphore Niépce desenvolveu o primeiro processo fotográfico e obteve a primeira fotografia em 1826. A partir de 1829, Niépce se associa ao também francês Louis Daguerre que avança nas pesquisas e no ano de 1839 lança a primeira máquina fotográfica comercializada no mundo. Nasceu o Daguerrótipo que foi uma máquina capaz de captar cenas reais e preservá-las por tempo indeterminado, através da passagem da luz por uma placa de prata exposta numa câmara escura. 

Novos sistemas fotográficos foram surgindo nas décadas seguintes buscando fazer avanços na redução do tempo de exposição, facilitando o manuseio do equipamento e almejando baratear os custos da fotografia. As carte de visite será o momento desta popularização da arte fotográfica que sai do espaço das elites para fazer parte do cotidiano de maiores segmentos das sociedades humanas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário