Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 2 de maio de 2024

RS EM CALAMIDADE PÚBLICA

Capa do jornal Correio do Povo do dia 2 de maio de 2024. 


Na noite desta quarta-feira foi decretado Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul. 

As chuvas e inundações levaram a classificação de nível III - danos e prejuízos elevados. O pior cenário é que as precipitações persistem.
 
A Defesa Civil, no final da noite desta quarta-feira, emitiu este Alerta de Emergência. O Rio Taquari continua a subir e já configura a maior elevação já registrada, superando a marca de 1941 (29,92m):
É ORIENTAÇÃO EXPRESSA que os moradores dos municípios de: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari.


O Rio Taquari na cidade chegou a cota de 31,85 metros às 2h00 da madrugada desta quinta-feira, dia 2 de maio. 
Muitas pessoas podem estar, em diferentes locais do Rio Grande do Sul, isoladas e num cenário meteorológico que continua a agravar. O rio atmosférico que está estabilizado em parte do estado não parou de atuar. Nesta quinta-feira vai chegar uma frente fria que poderá causar ainda mais temporais. 

Às 2 horas da madrugada deste dia 2, o cenário de raios é um indicador da instabilidade do tempo e de prováveis chuvas persistentes. Entre o centro e o norte, onde bacias hidrográficas já estão sobrecarregadas, é intensa a instabilidade. Uma forte concentração de raios adentra o noroeste e deverá intensificar as chuvas entre a região missioneira e norte e noroeste do RS:

https://metsul.com/raios/02-05-2024, 02h00. 

 O volume de informações de quedas de pontes (algumas com filmagens), alagamentos de estradas e inundação de áreas urbanas tem aumentado. Entre estas imagens estão Santa Cruz do Sul, Candelária, Vera Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo, Estrela, Lajeado e tantas outras. 

Um dos depoimentos mais chocantes, até o momento, foi a declaração da prefeita da cidade de Sinimbu, cujo centro, foi basicamente destruído. Os danos são tantos, que a cidade de 10 mil habitantes terá de ser reconstruída. 

As chuvas prosseguem e muita informação virá a tona nos próximos dias. As bacias hidrográficas que alimentam o Guaíba ainda estão recebendo aportes excepcionais de chuva tornando o cenário mais complexo. 

A dimensão da enchente do Guaíba e seu impacto em Porto Alegre é uma expectativa que interessa diretamente a cidade do Rio Grande e São José do Norte. Este volume extraordinário de água será lançado no Oceano Atlântico através da Lagoa dos Patos, a qual, se afunila drasticamente na Barra do Rio Grande. 

O mês de maio será muito difícil no Rio Grande do Sul. Precisamos apoiar com pensamentos/ou ações as inúmeras pessoas que precisarão de ajuda material e psicológica num período de grandes dificuldades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário