|
https://metsul.com/verificamos-jacare-cobras-e-piranhas-nas-ruas-de-porto-alegre/ |
A enchente em Porto Alegre trouxe as cenas mais impensáveis.
Relatos surgiram sobre um jacaré nadando no Bairro Menino Deus. Fotografias e vídeos de peixes, mortos e vivos, foram realizadas. A Metsul confirmou a veracidade de que cobras e palometas (piranhas) também foram relatadas.
Conforme matéria da Metsul publicada no dia 22 de maio:
"Os relatos são verdadeiros. A maior enchente da história de Porto Alegre realmente trouxe peixes para locais longe do Guaíba e ainda jacarés e cobras para ruas e casas em diferentes pontos da cidade nos últimos dias.
Durante o período mais crítico da enchente e quando as águas começaram a recuar, moradores da cidade de Porto Alegre encontraram peixes nas ruas em diversas bairros, como Navegantes, Centro Histórico, Floresta, Praia de Belas, Menino Deus e Cidade Baixa, dentre outros.
Chamou muito atenção ainda a presença de palometas, piranhas, nas ruas de diversos bairros. A palometa (Serrasalmus maculatus), conhecida como piranha amarela, está presente no Guaíba desde 2021. A espécie chegou até a bacia hidrográfica com a conexão dos rios Uruguai, de onde ela é originária, e o Jacuí, através dos sistemas de irrigação para lavouras, principalmente as plantações de arroz".
Com a Grande Enchente de 2024 a dispersão da palometa pelo Guaíba e Lagoa dos Patos vai se intensificar. A agressividade deste peixe é uma preocupação para a preservação das espécies nativas.
Na fotografia se observa um provável "grumatã", um peixe srdpci (sem raça definida para curioso em ictiologia) e várias tilápias. A Tilápia-do-Nilo é uma espécie de peixe exótica-invasora no Lago Guaíba. Foi surpreendente observar tantos peixes desta espécie no Bairro Cidade Baixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário