Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 30 de maio de 2024

GRANDE HOTEL DE PELOTAS

https://wp.ufpel.edu.br/memoriagraficadepelotas/files/2022/02/almanaque1931.pdf

 

O Grande Hotel foi inaugurado em abril de 1928, no entorno da Praça Coronel Pedro Osório (então chamada de Praça da República), no centro de Pelotas. Naquele espaço, antes do início da construção em 1925, funcionava o Cinema Politeama. 

 Aliava a modernidade na prestação de serviços com a sofisticação tornando-se uma referência de sociabilidade da elite pelotense com a realização de bailes e festas de gala. 

Foi constituída em 1921 a Companhia Grande Hotel de Pelotas. O poder público municipalizou o hotel em 1928 e realizava o arrendamento para a administração de particulares. O sr. Motoni do Hotel Paris (Rio Grande) chegou a demonstrar interesse em assumir o arrendamento.   

Neste anúncio do ano de 1931 do Almanaque de Pelotas, o primeiro arrendatário era Caetano Bianchi (de Porto Alegre) e assim se manteve até 1940, quando assumiu Zabaletta & Cia perdurando até 1962. Pedro Zabaletta comprou o prédio neste ano e em 2002, a prefeitura adquiriu o imóvel encerrando a funcionalidade de hotelaria. A Prefeitura de Pelotas doou para a UFPEL em 2011. 

Seu estilo arquitetônico é o eclético, está sendo restaurado desde 2019 e terá 25 quartos para hospedagem. Também será um hotel escola e sede do curso de Hotelaria, além de salas de aulas para outros cursos da UFPEL. 

Quando for reinaugurado, aos visitantes, estará disponível dois restaurantes e uma cafeteria. Será um ótimo pretexto para conhecer este prédio histórico que ostenta uma cúpula de ferro vinda da França. 

Grande Hotel visto dos arredores do chafariz francês das Nereidas. Ano de 1929. Acervo: https://www.bvcolecionismo.lel.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário