Dia difícil para Rio Grande esta quarta-feira, 15 de maio de 2024. A Lagoa transbordou em vários pontos da orla e foi despejando grande volume de água pelas ruas, espaços públicos e tentando invadir residências. O Saco da Mangueira fez avanços inclementes em suas margens.
Vista do alto de um prédio na Rua General Netto a perspectiva é da amplidão e de edificações, cuja sensação de sufocamento urbano é aliviada com o azul do Saco Mangueira. Porém, o problema está vindo daquela direção (entre outras).
Assim como ocorreu em 1941, o Saco da Mangueira volta a provocar grandes transtornos. O diferencial é que o povoamento junto ao Saco da Mangueira era diminuto há 83 anos. No presente, o avanço dos conjuntos residenciais e edificações próximo às margens ou a realização de aterramentos para ocupar suas áreas alagadiças e de vegetação natural, acarretará num impacto considerável para milhares de pessoas. Somente entre o Lar Gaúcho, Navegantes e Linha do Parque são cerca de 14 mil pessoas que podem ser atingidas em diferentes níveis, por esta enchente.
Observemos algumas fotografias realizadas neste dia 15, o dia em que a régua junto ao CCMar indicou 68 centímetros acima do Cais. Esta é a marca até o momento neste evento da Grande Enchente de 2024.
Porto Novo no ao fundo (canto direito).
Nenhum comentário:
Postar um comentário