O leitor Pablo enviou uma mensagem de que encontrou enterrado em seu pátio (em Rio Grande) um frasco de Essência Milagrosa Coroada do Laboratório EKA.
Não obtive informações sobre esta "Essência" e nem quando foi fundado em Porto Alegre o Laboratório EKA de H. Saenger & Cia. Nem por quanto tempo manteve esta razão social. Como hipótese inicial, eu trabalharia com uma datação de cerca de 100 anos para este frasco.
Conforme o Correio do Povo do dia 19 de março de 1918 o Laboratório EKA estava denunciando que "certos exploradores" estavam vendendo produtos de outras procedências e utilizando ilegalmente o nome da empresa EKA. Portanto, em 1918 a empresa já estava consolidada a ponto de ter o seu nome apropriado por estelionatários.
No Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial (Rio de Janeiro) para o ano de 1921 foi publicado este anúncio e a menção há vários prêmios já recebidos.
https://memoria.bn.br/ |
No Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial (Rio de Janeiro) do ano de 1936, foi publicado este anúncio. O Laboratório foi premiado na Exposição Internacional do Centenário do Brasil em 1922.
|
Outro fragmento da história desta empresa é este anúncio publicado em 1938 no Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial (Rio de Janeiro).
https://memoria.bn.br/ |
O Almanak Laemmert faz referência ao Laboratório EKA até o ano de 1940. A investigação deveria prosseguir para outros jornais ou até revistas posteriores a esta data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário