Acervo: http://www.tramz.com/br/rg/rgm3.html |
Também é identificada a Estação do Parque de onde partiam e chegavam os trens para o Balneário Cassino (inaugurado em 1890 e eram locomotivas movidas à carvão). O local é no Parque do Trabalhador altura do pórtico da cidade. Na sequência está Cassino com uma seta (apontando para o balneário com estações como Vieira, Bolaxa, Senandes etc). A linha de bondes urbanos e da linha Rio Grande-Bagé que corriam paralelas neste ponto se distanciam: é a Junção!
A linha pontilhada mostra um trecho do caminho percorrido pela linha Rio Grande a Bagé (inaugurada em 1884) tendo por destino a Estação Ferroviária que- apesar de desativada-, o prédio e parte da estrutura permanecem no mesmo local até o presente (Av. Buarque de Macedo, n.47). Da Estação Central, o trem seguia pela Rua Val Porto para a Estação Marítima (no final da Rua Riachuelo - altura da Avenida Barroso com Rua Marechal Andréia), estrutura que foi inaugurada em 1888.
É possível escrever muito sobre esta imagem. Mas vejamos alguns aspectos.
Os bondes a tração animal tiveram início em Rio Grande em 1884 e cobriam, inicialmente, os trechos da Cidade Antiga; posteriormente da Cidade Nova; na sequência na direção do Porto Novo.
1)As linhas faziam a cobertura da Cidade Antiga (dentro das trincheiras): entre o atual Canalete da Major Carlos Pinto até a Avenida Barroso. O início se deu em 1884.
2)A linhas do Bairro Cidade Nova surgem a partir da construção da Estação Ferroviária (1884) e da Fábrica de Tecidos Rheingantz na atual Avenida Rheingantz (1885). A extensão para o trecho da Senador Corrêa está relacionado a fábrica Ítalo-Brasileira (1894).
3)A construção do Porto Novo e dos Molhes da Barra ocorreram entre 1908-1915. O Porto foi construído na antiga Ilha do Ladino e a Macega, Porto e Swift são áreas de intenso aterramento, pois era constituída por alagadiços e cursos de água. A pesquisa possibilitaria identificar a data exata de inauguração, mas a hipótese é que em 1915 esta linha de bondes elétricos deve ter sido inaugurada pela Companhia Francesa, empresa responsável pela instalação de bondes elétricos em Rio Grande. O prolongamento até o Frigorífico Swift deve ter ocorrido até o final de 1917 quando da inauguração desta empresa norte-americana.
Após estas três frentes de expansão das linhas de bondes ocorreu uma estagnação não acompanhando o crescimento urbano da cidade que avançou em direção aos bairros São Miguel e São João. A concorrência com os ônibus também terá início e se intensifica a partir dos anos 1950 fazendo questionar os investimentos no transporte de bondes.
Três pontos finais do percurso são identificados: Prado (atual Avenida Henrique Pancada); Cia Swift (área no final da Avenida Honório Bicalho confluência com avenida Alm. Maximiliano da Fonseca); Parque (Presidente Vargas na proximidade do Pórtico).
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