Acervo: Biblioteca Nacional de Portugal. |
Acervo: Biblioteca Nacional de Portugal. |
Atlas da Costa do Brasil é constituído por vinte e oito folhas e estão no acervo da Biblioteca Nacional de Portugal. Os manuscritos são em tinta sépia e vermelha e aguadas amarelas. O interessante é que o material foi encontrado encadernado no final de um exemplar do Atlas Theatrum Orbis Terrarum. E isto ocorreu apenas no ano de 1993.
Este material cartográfico é muito parecido com o de João Teixeira Albernaz que é datado de 1640. Autor desconhecido reproduziu aquelas plantas.
O título desta planta específica é "Do Rio Grande da lagoa até o Rio da Prata", mostrando o litoral sul, o litoral do Uruguai até a altura do Rio da Prata.
No acesso a Barra do Rio Grande esta escrito: "Barra do Rio Grande da lagoa para barcos".
No manuscrito consta que a lagoa é de baixa profundidade para acesso. O interior das terras (em direção ao sul) era povoado por charruas e "se fosse habitada por portugueses seria de grande proveito".
O olhar português para uma ocupação desta área só aumentou a partir da criação do Bispado do Rio de Janeiro (1676) com jurisdição até o Rio da Prata e a criação da Colônia do Sacramento (1680) com a militarização e o povoamento da atual cidade de Colônia no Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário