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Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
O periódico caricato publicado na cidade do Rio Grande Bisturi, dedicou a capa e as páginas dois e três para homenagear a pianista Luiza Leonardo. A matéria está na edição de 29 de julho de 1888.
Estamos a pouco mais de três meses do fim do Império Brasileiro e da Proclamação da República.
Luiza Leonardo é uma pianista, compositora e atriz que caiu no esquecimento após sua morte em 1926. Esta matéria do Bisturi é relevante para evidenciar o seu prestígio, inclusive no Rio Grande do Sul, no ano de 1888.
Um pouco da importância da pianista pode ser conhecido no artigo a seguir em que foi reproduzido um fragmento:
"Nascida em 1859, era afilhada do imperador D. Pedro II e estudou na França, chegando a obter o primeiro prêmio de piano no Conservatório de Paris, em 1879. Apresentou-se, também em Paris, em diversos concertos, inclusive com composições suas. Atuou também como escritora, sendo autora do romance Gazel, publicado na Gazeta da Tarde, no Rio de Janeiro, em 1881, na forma de folhetins. No Rio de Janeiro, atuou em numerosos concertos, mas, a partir de 1885, passou a dedicar-se à carreira de atriz. Transferiu-se mais tarde para Salvador, tendo passado a dedicar-se ao magistério de piano e canto, tarefa esta que inúmeras vezes serviu às mulheres que precisavam começar a trabalhar. Escreveu diversas valsas, tangos e havaneiras para oteatro de revista, fato raro na época, e teve composições editadas como peças de salão, algumas delas encontráveis na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A trajetória de Luiza Leonardo revela uma personagem insubordinada às convenções de sua época, procurando abrir espaço em áreas quase que restritas só aos homens, mas, ao mesmo tempo, revela a retração dela à atividade profissional no âmbito doméstico, no final de sua trajetória, talvez em decorrência do desgaste decorrente da exposição pública". In: Vanda Freire e Angela Portella. Mulheres pianistas e compositoras em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930). Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas. Pontifícia Universidade Javeriana, Bogotá, vol. 5, n.2, 2010.
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