Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
As dificuldades nos deslocamentos entre municípios era uma realidade para os moradores do passado. Ou talvez do presente? Afinal, o alto preço das passagens de ônibus...
Em 1901 (matéria do jornal Artista de 20 de fevereiro), o problema atingia os bolsos menos favorecidos e também os mais favorecidos! A dificuldade era com as estradas que não passavam de picadas modeladas pelas rodas das carretas. O trem surgiu como a solução (parcial), mas, interligava poucas cidades até o início dos 1900...
Rio Grande estava numa situação mais tranquila para os interessados em seguirem para Pelotas, Piratini (Cerrito e Pedro Osório) ou Bagé. A Linha inaugurada em 1884 foi festejada pelos moradores destas localidades.
Porém, Jaguarão ainda estava a parte desta modernidade, pois, os caminhos de ferro só chegaram por lá em 1932. Dependendo da localidade que se desejava visitar, era necessário pegar uma "diligência" e assumir o espírito do "velho oeste".
Este anúncio divulga a Diligência de Carlos Junquer "que faz a carreira Jaguarão a Estação Piratiny", passando por Arroio Grande.
Para comprar os ingressos em Arroio Grande era só buscar a agência de Carlos Junquer. Em Jaguarão é só se dirigir ao Hotel Francez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário