Rio Grande do Sul em Revista, ano de 1932. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
O Sindicato Condor deu início a aviação no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Era uma empresa alemã que se voltou ao mercado nacional da aviação comercial. A Condor Syndicat foi fundada em Berlin em 1924.
Poucos meses depois de sua criação no Brasil (em 1927), deu lugar a fundação da Varig que comprou desta o primeiro avião comercial brasileiro: o hidroavião "Atlântico" fabricado na Alemanha. O "Atlântico" já estivera em Rio Grande em 19 de novembro de 1926, vindo de Buenos Aires e indo para o Rio de Janeiro, trazendo o alemão Dr. Hans Luther, divulgador das vantagens da aviação comercial.
Em 26 de janeiro de 1927 a Condor recebeu autorização do governo brasileiro para operar serviços aéreos no Brasil numa linha ligando o Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, São Francisco, Florianópolis, Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Este primeiro voo comercial no Brasil, pela Condor (alemã), aconteceu no dia 27 de janeiro e no dia 29 o avião pousava em Porto Alegre. A Varig comprou da Condor (que se tornou sócia) este avião e foi a primeira empresa aérea brasileira a operar no país.
A Condor ampliou suas rotas pelo país e chegou a Bolívia em 1934. Por ser uma empresa alemã, a sua situação foi ficando insustentável com a eclosão da II Guerra Mundial e a declaração de guerra do Brasil com a Alemanha em agosto de 1942. Em janeiro de 1943 a Condor passa a se chamar Cruzeiro do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário