Echo do Sul, 28 de fevereiro de 1896. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
Que tal uma excursão até Piratini?
É o que Estrada de Ferro Southern Brazilian Rio Grande do Sul (Linha Rio Grande-Bagé) estava oferecendo para o dia 1 de março de 1896.
A partida era da Estação Marítima em Rio Grande e a chegada em "Piratiny". Porém, não se trata da cidade de Piratini e sim de uma área junto ao Rio Piratini onde surgiram, posteriormente, duas cidades: Pedro Osório e Cerrito.
Portanto, em 1884, quando inaugurada a Linha Rio Grande-Bagé surgiu a Estação Piratini (hoje localizada no Cerrito). A área passa a ser visitada por excursionistas de Pelotas e Rio Grande. Anos depois surge do outro lado rio uma nova Estação chamada de Maria Gomes ou Piratini, e mais, tarde é denominada de Pedro Osório.
Já em 1885 havia um Restaurant Buffet na atual cidade de Cerrito (o que faz lembrar o tradicional Camping que pode recuar a sua existência a bem mais de um século...). Os excursionistas aproveitavam o belo Rio Piratini para lazer, contato com a mata ciliar e os banhos. Em dias quentes de verão a água é morna e relativamente transparente para ver os peixes (experiência pessoal...).
Para os excursionistas de um dia só, deveria ser uma grande aventura que partia da Estação Marítima às 5h15 da madrugada e passava por várias estações, sendo que em Pelotas, outros excursionistas se juntavam ao grupo, seguindo para Capão do Leão, Passo das Pedras até a simpática Estação Piratini (no atual Cerrito).
Uma viagem destas realmente me deixou com um sabor nostálgico na imaginação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário