Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

domingo, 12 de novembro de 2023

CARTÃO-POSTAL ENIGMÁTICO

 

Acervo: https://www.albertolopesleiloeiro.com.br/


Enigmático cartão-postal que foi leiloado por "Alberto Lopes". Já adquiri algumas peças deste leiloeiro renomado no Brasil. Certa vez, um dos primeiros cartões-postais do Brasil (o com carimbo mais antigo que conheço), do editor R. Strauch da cidade do Rio Grande, foi vendido por "Alberto Lopes". 

O verso não foi reproduzido e não há informações sobre o editor no anverso. Data também não está impressa e nem parece ter sido circulado (no verso poderia ser esclarecido). É um cartão fotográfico com um tom amarelado e que remete as fotografias feitas com albumina. Portanto, é um cartão que não se enquadra nos editores já conhecidos na cidade. Trabalho com a hipótese de terem sido editados por volta de 1904.

Desconhecia esta série de cartões que mostram espaços públicos da cidade do Rio Grande. E aqui reproduzo um deles contextualizando a espacialidade.

Neste caso, é a Rua Marechal Floriano na altura da Rua Francisco Marques. Com caneta vermelha o antigo proprietário escreveu "trecho da Rua Marechal Floriano" e "Banco" que é o London and Brazilian Bank instalado no Sobrado dos Azulejos desde 1899.

A casa da esquina em que um homem está parado junto a porta foi o local (e não esta casa) onde nasceu o Almirante Tamandaré. 

Na sequência, na esquina da Rua Marechal Floriano com Coronel Sampaio, está o prédio em que morou um dos filhos do Comendador Rheingantz. No outro lado da rua o casarão de dois pisos que foi construído em 1870 para sediar a Wigg (empresa de exportação e importação). 

Fiquei frente a uma fotografia que desconhecia e que foi usada como cartão-postal. O site de leilões remetia a datação a cerca de 1890. Considero que a hipótese mais abalizada remete a emissão a cerca de 1904 ou pouco depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário