https://memoria.bn.br |
Num momento em que o fumo e o álcool vão se incrementar cada vez mais ao longo do século XX, esta propaganda, no distante ano de 1899, esta voltada a destacar os malefícios do hábito do álcool e do fumo.
Isto demonstra que já se tinha uma noção dos males físicos do fumo (do álcool já era uma discussão intensa no século XIX), porém, o processo de implantação das fumageiras apenas estavam se estruturando e o seu carro chefe vai se tornar a produção do cigarro.
Até então picar o tabaco, o cigarro de palheiro e o charuto eram os meios mais utilizados para consumir o tabaco. O cigarro em carteiras acelerou o hábito de fumar e deu uma aparência de praticidade (estão prontos dentro da carteira), leveza (papel fino e pouco fumo) e dar um charme ao consumidor. Especialmente, quando da apropriação e difusão pelo meio cultural do teatro, cinema e artes. Fumar era tido como chique. Políticos, comerciantes e industriais ostentavam publicamente o hábito. Mas a difusão maior do cigarro ocorreu durante as duas guerras mundiais em que milhões de carteiras foram lançadas nas trincheiras ou nos bornais dos soldados como um calmante frente a tensão dos combates e as visões do horrível produzidas pelas guerras. O hábito se projetou como um prolongamento natural dos dedos e da mente.
Os vidros com discos modificados e goma para mascar Dr. Humphreys 88 (bane o desejo do álcool) e Dr. Humphreys 66 (bane o desejo do fumo) foram divulgadas no Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1899.
Conforme o anúncio, o alcoolismo e o hábito do fumo "produzem consequências físicas e mentais".
O remédio busca salvar "as vítimas da escravidão" destes "hábitos deploráveis".
Eston & Fagundes eram os depositários para o Rio Grande do Sul com sede em Pelotas.
Relação dos medicamentos do 1 ao 35. https://memoria.bn.br |
A linha homeopática do Dr. Frederick Humphreys (nasceu no Estado de Nova Iorque, 1816-1900) continha muitos medicamentos que recebiam numeração iniciando em 1. Cada número correspondia a combater determinadas doenças/indisposições ou fornecer suporte para evitar os malefícios que poderiam desencadear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário