Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul para 1897. http://memoria.bn.br/
É o ano de 1897! A viagem entre Rio Grande e o quase ao extremo sul do Brasil (cuja última cidade hoje é o Chuí) na sua fronteira com a República Oriental do Uruguai poderia ser feita comprando as passagens da Empresa Commercial.
Saindo de Rio Grande nos dias 5, 15 e 25 de cada mês eram percorridos cerca de 200 quilômetros até Santa Vitória do Palmar.
De fato não era do centro de Rio Grande a partida e sim da Quinta (atual Vila da Quinta) que desde 1884 contava com uma Estação ferroviária. Portanto, o trem Rio Grande a Bagé, que tinha seu ponto inicial na Estação Marítima (final da Rua Riachuelo em Rio Grande) levava os passageiros até a Quinta para pegarem a diligência.
De Santa Vitória o retorno para a Quinta ocorria nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.
Isto é que é aventura: cruzar os antigos Campos Neutrais de diligência! Imaginem as dificuldades das estradas/picadas/campos a serem transpostos. Contratempos muito amplificados no caso de mau tempo.
Na falta de imagem desta diligência, reproduzo um cartão-postal editado por Hugo Freyler com uma diligência em Porto Alegre por volta de 1902-1905. É hipotético se o estilo da diligência era semelhante, mas temporalmente são quase contemporâneas.
Acervo: https://www.bvcolecionismo.lel.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário