|
Acervo: SP PRODUTORA/PREFEITURA DE RIO PARDO. |
Vou comentar a postagem da Metsul deste dia 16 de setembro: "Cheia do Jacuí Piora, Causa Emergência e Mantém Guaíba Muito Alto" (https://metsul.com/cheia-do-jacui-piora-causa-emergencia-e-mantem-guaiba-muito-alto/?fbclid=IwAR0IyMjQbuNfjvbittCp6ZnTDvLyAvluV06a7S0-oXU8NHBIkJFYEtpYtQE).
A Matéria destacou os problemas decorrentes da enchente do Rio Jacuí. A elevação da água está trazendo problemas na ampla área de abrangência da bacia do Jacuí com especial destaque para Cachoeira do Sul, o Lago Guaíba e Rio Pardo.
Tenho parentes em Rio Pardo e meus pais moraram por vários anos nesta cidade que conheço bem. O local retratado na fotografia é o balneário dos Ingazeiros. Na parte superior central da imagem há uma ilha: o lado direito é o Rio Pardo e o lado esquerdo é o Jacuí que se encontram neste local. As árvores parcialmente encobertas pelas águas demarcam a margem em períodos em que o nível das águas é normal. Em período de seca a margem fica ainda muito mais distante. O nível do Rio Jacuí está se aproximando da beira do asfalto o qual foi construído vários metros acima do leito. O antigo Porto de Rio Pardo (século XIX) ficava nas imediações desta área alguns metros acima do nível da Av. Perimetral, pois, no passado, já ocorriam enchentes e se buscava proteger a área portuária que dinamizava a economia de uma vasta região do centro e planalto. A cidade antiga foi construída em elevações ainda maiores que garantiam a segurança frente a elevação das águas. O ponto mais alto é o Forte português Jesus-Maria-José (1752) de onde se observava todo o entorno da várzea do Jacuí: o movimento de ataque dos guaranis missioneiros comandados por Sepé Tiarajú ou das tropas espanholas a mando de Cebalos. A resistência luso-brasileira trouxe a denominação de "Tranqueira Invicta" para Rio Pardo.
Na imagem abaixo do google maps (parte central da imagem) está escrito "Forte Jesus-Maria-José" nas proximidades do Rio Jacuí. A Av. Perimetral delimita a área urbana das margens do Rio e das áreas de matas e preservação. Este é um cenário com o nível normal atualmente a água está quase tocando a Av. Perimetral e encobriu a Praia dos Ingazeiros (lado esquerdo). Ou seja, estamos diante de uma grande enchente.
|
https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1SJakH9rNCHfFv-ANJqU_rGTohMM&hl=pt_BR&ll=-29.994035368329026%2C-52.37765295545949&z=17 |
Conforme a Metsul "o decreto da Prefeitura Municipal de Rio Pardo considera que entre os dias 1º e 15 de setembro choveu 339 mm na cidade, o que a Defesa Civil local descreveu como “uma das maiores chuvas dos últimos 40 anos no município”. A situação se agravou ainda mais com a subida maior do nível do Rio Jacuí, o que levou mais moradores de Rio Pardo a deixarem suas casas. São 76 pessoas desabrigadas e desalojadas na cidade, dez removidas para o ginásio local. O nível do Jacuí passou dos 17 metros na régua da jusante da Barragem do Anel de Dom Marco, mais de sete metros acima do nível normal, em cota que poucas vezes se observa, indicando uma cheia de grande proporção do Jacuí. Os pontos mais críticos em Rio Pardo são os arredores da Avenida Perimetral, Travessa do Camargo e Rua São Benedito. O balneário Ingazeiros e seus restaurantes está alagado. A ponte velha de Rio Pardo foi interditada para a passagem de pedestres por razões de segurança" (https://metsul.com/cheia-do-jacui-piora-causa-emergencia-e-mantem-guaiba-muito-alto/?fbclid=IwAR0IyMjQbuNfjvbittCp6ZnTDvLyAvluV06a7S0-oXU8NHBIkJFYEtpYtQE).
O Rio Jacuí é o maior tributário do Guaíba e um grande volume de água contínua a chegar ao Delta em Porto Alegre, garantindo a elevação do nível do Guaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário