As etiquetas eram fixadas em inúmeros produtos vendidos por uma livraria: livros, itens da papelaria etc. Era uma identidade que ligava a empresa com o comprador. Muitas vezes era uma valorização do produto, pois remetia a determinada empresa que era respeitada pela reputação na qualidade.
É o caso das etiquetas da Livraria Americana que foi fundada em Pelotas em 1871 e que abriu filial em Porto Alegre em 1879.
As três etiquetas (reproduzidas acima) podem ser datadas do período 1879 a 1885. O raciocínio se fundamenta na citação da matriz de Pelotas e da filial de Porto Alegre. Porém, não faz referência a filial de Rio Grande que surgiu no ano de 1885.
As duas primeiras etiquetas (reproduzidas abaixo), hipoteticamente, circularam entre 1885 a 1899.
Esta última etiqueta pairou uma dúvida, pois, o formato e estilo gráfico destoou bastante das anteriores e tem traços estéticos de século XX. Exige pesquisa apurada. Trabalho com a hipótese inicial de uma datação 1910 ou posterior.
Todas estas imagens foram retiradas de um site de leilões que estava visitando. O endereço é: https://www.avenidalivros.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário