Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

CENÁRIO ASSUSTADOR

https://metsul.com/radar/


A rodada do modelo WRF de alta resolução da MetSul, "em sua saída das 12Z desta quinta-feira, outra vez trouxe o indicativo de rajadas de vento muito forte e em alguns pontos com potencial de danos e até destrutivo para as primeiras horas desta sexta. O modelo chega a indicar vento de 120 km/h a 140 km/h".

Fiz um print da imagem disponível no radar metsul das 23h30 desta quinta-feira e o "cenário é assustador" para amplas áreas do Rio Grande do Sul. 
Sabemos da intensidade do vento quando do ciclone que deixou as cidades de Rio Grande e Pelotas parcialmente às escuras por até mais de uma semana. Foi o meu caso. 

Nesta imagem, o "cenário inicial não é negativo" entre as latitudes de Pelotas, Rio Grande e em direção ao Chuí. Ainda assim, não se descarta ventos entre 50 a 60km. *Como continuo acompanhando o radar, na imagem da sexta-feira 1:30h ocorreu uma intensificação do mau tempo entre Rio Grande e Pelotas com a ocorrência de raios. 

Na manhã desta sexta-feira teremos informações sobre os danos causados por esta linha de instabilidade que cruzara com rapidez do oeste para o leste o território do Rio Grande do Sul provocando chuva forte, raios, granizo e com a possibilidade de ventos destrutivos. 
"Haverá tempestades fortes a localmente severas no estado nas primeiras horas do dia. Embora o alerta laranja oficial das autoridades, a MetSul entende que o risco é condizente com alerta vermelho (o mais alto da escala) em parte do território gaúcho".

https://metsul.com/wp-content/uploads/2023/08/alerta1008a.jpg

Será uma madrugada na torcida para que os danos materiais e humanos, além de problemas no abastecimento elétrico, sejam suportáveis para os resilientes gaúchos que tem enfrentado muito mal tempo neste inverno. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário