Echo do Sul, 24-9-1912. Acervo: Biblioteca Rio-Grandense. |
A primeira administração dos bondes elétricos em Rio Grande foi francesa.
A Compagnie Française du Port de Rio Grande do Sul é que estabeleceu o transporte de bondes urbanos elétricos.
Neste anúncio de setembro 1912 foi divulgado horários provisórios de circulação, trajetos e custos aos usuários.
Boa Tarde! Sou de Rio Grande,estou fora da cidade à 21 anos,morando em Curitiba.Acompanho suas postagens e compartilho com amigos alguns assuntos referentes principalmente a Rio Grande, no Whatsapp e Facebook.Pesquisando sobre "Os Bondes de Rio Grande" e lendo a reportagem de hoje (22 de Junho de 2023) - Bonde Elétrico:Horário dos bondes elétricos datados do Jornal Echo do Sul de 1912;fiquei na dúvida sobre qual a data correta sobre O ANO QUE COMEÇOU A CIRCULAR OS BONDES ELÉTRICOS EM RIO GRANDE.Muitos falam em 1911 e outros 1912.No THE TRAMWAYS OF BRASIL - setor OS BONDES DE RIO GRANDE de Allen Morrison fala sobre a data.Gostaria de um esclarecimento.Meu nome é - Pedro Paulo Fazio Carvalho,ex-aluno da FURG.
ResponderExcluirBoa noite Pedro! Te darei retorno assim que tiver tempo para consultar um arquivo que pode esclarecer esta questão. Trabalho com a hipótese de que a Companhia Francesa começou a atuar de forma muito deficitária com bonde elétrico antes de setembro de 1912. A Intendência Municipal pressionou frente ao descumprimento do contrato e "aparentemente" teve início o serviço de bonde movido a eletricidade. Hipoteticamente, considero que a "inauguração" pode ter sido uns meses antes ou até em 1911. Te informarei sobre o que descobrir. Abraços a todos os amigos de Curitiba.
ResponderExcluirObrigado Professor por ler e entrar em contato comigo. No aguardo!
ExcluirBoa noite Pedro. Consegui fazer a pesquisa e acredito que foi possível aproximar de uma resposta objetiva. No mês de dezembro de 1911 já havia alguns bondes elétricos circulando pela cidade. Mas explico melhor o cenário confuso ao longo da matéria. Espero que possa ser útil. Um abraço. Prof. Torres
Excluir