Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

CARDS - GAUCHO

 

https://www.rmgouvealeiloes.com.br/peca.asp?ID=14871859&ctd=96&tot=&tipo=&artista=


A partir da década de 1870 os cards colecionáveis passam a ser difundidos acompanhando diferentes produtos: extrato de carne, chocolates, chás, bolachas, margarinas etc. 

"Curiosidades mundiais" é um dos temas mais visitados pelas empresas que buscavam aumentar a venda de seus produtos.

Esta apropriação cultural que reduzia as diversidades a pequenos quadros pictóricos podia deturpar cenários humanos ou criar representações sobre os elementos que compunham determinado país ou região. 

Um exemplo é este card publicado em Bruxelas (Bélgica) e circulado junto com a margarina "AXA" aproximadamente no final do século 19. 

São duas partes no cartão: a América do Sul e o Rio de Janeiro (como se este não ficasse na América do Sul...).

A América do Sul retrata um "gaucho" com indumentária que remete ao gaucho argentino. O baixo nível de capitalização da Argentina nos períodos Colonial e Imperial levaram ao tráfico de duzentos mil escravos negros (no Brasil foram quatro milhões e oitocentos mil). O ilustrador escolheu representar um gaucho negro o que já é uma exceção para este período em que as iconografias mostram gauchos brancos. E aos seus pés estão abacaxis e uvas... A boleadeira era para laçar  abacaxis? 

Do outro lado está o Rio de Janeiro que foi espanholizado. Afinal, era difícil para os estrangeiros imaginar que na América do Sul havia uma colonização não espanhola. Afinal, quem eram os portugueses? E o Rio de Janeiro cuja presença africana é muito elevada é retratado com dois personagens brancos e com indumentária espanhola: com direito ao leque. E são muitos cartões ou cards do século 19 e primeiras décadas do século 20 que associam o Brasil com a colonização espanhola: cartões europeus dos Estados Unidos. 

Outro detalhe é o brasão reproduzido que remete a uma simbologia do Brasil Império. Como o card não traz referência de datação esta pode ser uma pista de que tenha sido editado até 1889. Porém, no meio de tantas incoerências e imprecisões podem ter pego o brasão do Império e reproduzido já no período republicano iniciado em 15 de novembro de 1889. 

Ao retratar cenários mundiais pode-se estar construindo cenários irreais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário