Acervo: Luiz Henrique Torres. |
Este selo de 100 réis foi obliterado com o carimbo de agência dos Correios na cidade do Rio Grande com data de 19 de outubro de 1886.
Pesquisei eventos de maior repercussão mundial que tenham ocorrido próximo a esta data e cheguei a 28 de outubro de 1886 quando foi inaugurada a Estátua da Liberdade numa ilha nas proximidades da cidade de Nova Iorque.
A Estátua da Liberdade é um dos mais destacados símbolos dos Estados Unidos e sua concepção remete aos franceses como um presente aos americanos pelo apoio na Revolução Francesa. O historiador Edouard de Laboulaye lançou a ideia em 1865 e começou a angariar fundos para que o escultor Frédéric Auguste Bartholdi iniciasse o projeto em 1875 de uma escultura neoclássica colossal o qual foi executado por Gustave Eiffel. A estátua foi finalizada em 1884 sendo desmontada e enviada em navios para os Estados Unidos para ser remontada. A base para assentar a estátua foi construída com fundos dos americanos.
Projeto de Bartholdi In: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/91/U.S._Patent_D11023.jpeg |
A inspiração foi o Colosso de Rhodes e a estátua representa a deusa romana "Libertas" que ergue uma tocha (a luz) e segura uma tabuleta que evoca a Declaração da Independência dos Estados Unidos. Aos pés está uma corrente rompida em referência a liberdade. Se constata da evocação simbólica das Revoluções Burguesas -como a francesa (1789) e a americana (1776)- que levaram a ruptura com o Antigo Regime monárquico e a expansão dos projetos republicanos.
Cabeça da estátua na Exposição Universal de 1878 (Paris). Fonte: Albert Fernique - Album de la Construction de la Statue de la Liberte (1883). |
A estátua representa a defesa da liberdade e simboliza às boas vindas aos milhões de imigrantes que chegaram ao Porto de Nova Iorque.
A estátua tem 47 metros de altura e a base possui 46 metros totalizando 93 metros. O conjunto (base/estátua) pesa mais de 24 milhões de quilos. Da base até a tocha são 389 degraus. É Em 1984 foi designada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/dd/Lady_Liberty_under_a_blue_sky |
Nenhum comentário:
Postar um comentário