Porto do Rio Grande em 1908

Porto do Rio Grande em 1908

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A GUERRA DOS FARRAPOS

 

Tabajara Ruas (roteiro) & Flavio Colin (arte). A Guerra dos Farrapos. Comix Zone, agosto de 2022.


Em 1985, em formato popular e distribuído nos Postos Ipiranga, circulou esta história em quadrinho contemplando alguns aspectos da Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835-1845). Outras duas edições foram feitas.

Em 2022 a Editora Comix Zone relança a obra em formato grande (21 x 28,5cm) e capa dura. Entre 1985, ano dos festejos do sesquicentenário da Revolução Farroupilha até o presente, 37 anos se passaram e alguns temas foram revisitados e ênfases narrativas modificadas. 
 
Com a passagem do tempo e das gerações, os enfoques historiográficos se modificam e diferenciados olhares são lançados em direção a temáticas que se tornam referências discursivas impulsionados por agentes sociais que buscam novas interpretações. Um exemplo é a breve abordagem dada ao episódio do Combate de Porongos. Diga-se que toda a Guerra foi tratada em apenas 80 páginas passando com extrema rapidez pelos temas e dificultando a compreensão das motivações econômicas e políticas do conflito. 

A Revolução Farroupilha merecia ser amplamente visitada pela arte sequencial (histórias em quadrinhos) dada a riqueza de informações e experiências históricas ocorridas neste decênio. 

Esta obra escrita por Tabajara Ruas e com arte de Flavio Colin é um exemplo das possibilidades de incursão da linguagem dos quadrinhos (como escritas da história) nas releituras do processo histórico farroupilha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário