Description de l'Egypte. Taschen, 2007. Acervo: Autor. |
As duas pranchas são reproduções artística realizadas por integrantes da Comissão de Ciências e Artes do Egito entre 1798-1801. Foram publicadas originalmente no volume 5 da publicação francesa Descrição do Egito (década de 1810).
Retrata a cidade de Alexandria e o detalhe está no obelisco de Cleópatra. O cenário é de ruínas e o obelisco parece deslocado como parte de um tempo civilizatório há muito desaparecido.
O nome de obelisco de Cleópatra é uma tradição secular que não corresponde as fontes históricas. De fato, obeliscos foram construídos a mando do faraó Tutemés III por volta de 1450 a.C. e instalado na cidade de Heliópolis. Foram removidos para Alexandria somente no ano 12 d.C. enquanto Cleópatra morreu em 30 a.C. A relação com a rainha egípcia é que os romanos (que controlavam o Egito neste período) instalaram os dois obeliscos em Alexandria próximo ao Cesário que era um tempo mandado construir por Cleópatra para homenagear Marco Antonio e Júlio César. Neste lugar a filósofa e matemática Hipatia foi brutalmente morta no ano 415.
Os dois obeliscos foram transportados, com grandes dificuldades devido ao peso de quase duzentos mil quilos, para novas moradas: um em Londres junto ao Tâmisa (1877) e outro em New York no Central Park (1881).